Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, maio 13, 2008

Instalando diferentes sistemas em um único computador


Não é preciso ter um PC para cada sistema operacional que se precisa usar. Com as configurações multiboot, você pode escolher.

Você não precisa de dois computadores para executar sistemas operacionais diferentes. Claro, Windows é um dos softwares mais utilizados, mas isso não significa que você está preso ao XP ou ao Vista, ou mesmo ter que usar apenas o OS X no Mac. Vale lembrar que criar configurações multiboot pode destruir seus dados. Portanto, antes de modificar qualquer partição, faça backup.

Dúvida: Não tenho certeza se quero fazer um upgrade do XP para o Vista. Posso ter os dois?

Sim. Quando você for instalar o Windows Vista, escolha a opção Custom e então o instale em uma partição diferente de onde seu XP já está instalado. Para modificar as partições, inicie seu sistema com o disco de instalação do Vista no drive; esta ação dá a você opções adicionais para criar e apagar (mas não redimensionar) partições. Para diminuir uma partição existente e deixar espaço para uma nova, use um programa de particionamento como o gratuito Partition Logic. Após instalar o Vista, o menu de boot do sistema operante dará a opção de iniciar pelo Vista ou pela versão prévia do Windows.

Dúvida: Como mudo o sistema que inicia por padrão e o texto do menu na lista de multiboot do Vista e do XP?

No XP, abra no Painel de Controle o aplicativo Sistema, selecione a aba Avançado e clique em Configurações, abaixo de Inicialização e Recuperação. Selecione o sistema operacional padrão da lista de inicialização de sistema. Clique em Editar, para abrir o arquivo de configuração boot.ini no editor do bloco de notas; isto permite a você modificar o rótulo de cada sistema. As opções do menu de boot do Vista são similares a essas do XP, mas falta o botão de edição.

Abra uma janela de prompt como Administrador (Todos os Programas, Acessórios, clique com o botão direito em Prompt de Comando e Executar como Administrador) e digite bcdedit. Você verá uma lista de ajustes do menu de boot, com seções separadas para cada sistema operacional listado. Para modificar o texto de menu para um SO, digite bcdedit/set identifier description “Menu text”, onde identifier é o identificador listado no emissor bcdedit, e o “Menu text” é o novo texto de menu que você quer.

Por exemplo, para mudar a entrada padrão do Windows Vista pelo Windows XP para “Windows XP Professional”, digite bcdedit/set {ntldr} description “Windows XP professional” (veja imagem acima).

Dúvida: Posso instalar o Vista para atuar em conjunto com o Leopard no meu Mac?

Sim. O OS X 10.5 inclui o Boot Camp, utilitário multiboot. Para começar, abra o Boot Camp Assistant na pasta utilitários do Leopard. Você verá uma opção para imprimir uma guia de instalação antes de iniciar – o guia tem 25 longas páginas, mas sugiro que imprima mesmo assim. Por padrão, o Boot Camp Assistant cria uma nova partição Windows de 5 GB, que é bem pequena para o Vista.

Dois botões localizados abaixo do gráfico de partição permitem que você escolha entre dividir o HD igualmente entre Mac OS X e o Windows ou criar uma partição Windows de 32 GB. Para maximizar o armazenamento de seu Mac OS, mas ainda assim dar espaço suficiente para o Vista, arraste o divisor entre as duas partições para a esquerda até que a partição do Windows atinja 20 GB. Clique em Partition para continuar a instalação.

Fonte: PCWord