Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, abril 04, 2008

Telefônica vai disponibilizar banda larga de 30Mb em São Paulo

Segundo essa nota da Info Online a Telefônica de São Paulo vai oferecer pelo seu serviço de banda larga, o Speedy, conexão na velocidade de 30 Mbps (5Mbps de upload) a novos bairros de São Paulo e cidades do interior no 2º semestre.


O pacote com Speedy de 30 Mbps (velocidade de upload de 5 Mbps) custa R$ 459 em pacote que inclui TV paga (TVA ou Telefônica TV digital) e ligações locais de telefone fixo livres. Mais detalhes nesse Press Release oficial da Telefônica (PDF).

quarta-feira, abril 02, 2008

Lendo recados do Orkut por Feeds

Estamos de volta após um pequeno período de inatividade construtiva. Aproveito para agradecer a todas as mensagens e emails que recebi no meu aniversário (20/03), agora são 26 primaveras!

Ando comentando muito sobre o Orkut aqui ultimamente, mas como diz o ditado, dê ao povo aquilo que ele quer. Uma boa dica para ler os recados do Orkut sem ficar entrando no site toda hora é vê-los através de um agregador de feeds. Esta é uma maneira prática de ler os recados em lugares onde o Orkut é bloqueado na rede. O que são feeds?

No site Orkut Feeds o usuário informa o endereço de alguma página de recados ou o endereço de um tópico de alguma comunidade que ele deseja acompanhar e o serviço automaticamente cria um caminho fixo para um feed que pode ser lido através do navegador ou de algum programa de leitura de feeds, basta adicionar o endereço criado nos favoritos.

Agora você pode ler seus recados e de outros usuários sem entrar no Orkut, mas não se esqueça que alguns usuários habilitam uma opção existente no item Privacidade que não permite que seus recados possam ser lidos por qualquer pessoa. Caso esta opção esteja habilitada, não será possível criar o feed dos recados, pois o Orkut não reconhecerá o Orkut Feeds como um usuário habilitado a listar os recados.

Universidade NÃO recomenda Vista SP1

O Service Pack 1 do Vista, pacote de atualizações e remendos do novo Windows começou a pipocar no Live Update da Microsoft, pelo menos para os gringos, já que a versão brasileira deve atrasar (como sempre) e só sair em meados de Abril.

O mais legal disso tudo é que especialistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, recomendaram aos seus alunos que não instalem ainda o primeiro Service Pack para o novo sistema.

O aguardado pacote que traz atualizações de segurança para o computador estaria causando problemas em algumas instalações, conforme reclamações feitas no blog oficial do Windows Vista. Alguns usuários afirmam que telas azuis e problemas de rede começaram a ocorrer, sendo que em alguns casos programas da própria Microsoft, como o Outlook 2007, teriam parado de funcionar corretamente.

Por notificações de problemas de gerenciamento de memória, o departamento técnico da Universidade da Pensilvânia recomendou aos usuários que considerem a atualização ao SP1 apenas se possuírem computadores com processador dual core e um mínimo de 1.5 GB de memória RAM, requisitos muito superiores ao mínimo exigido pela Microsoft.

Mas, a recomendação real é que se espere até que pequenos problemas como este estejam resolvidos. Não é incomum que atualizações tragam algumas falhas, principalmente se tratando de Microsoft: quando lançado o primeiro Service Pack para o Windows XP, em 2002, usuários do antigo sistema viram uma série de novas imperfeições que foram resolvidas em outras atualizações. Quando o Windows Vista foi lançado, este blogueiro de vos escreve, recomendou que este sistema ainda NÃO fosse utilizado de maneira alguma, então aos que resolveram se arriscar, que São Live Update os proteja!

Morte ao Internet Explorer 6!


log.jpgAnalisando hoje um log que registra informações sobre os navegadores dos usuários que visitam algumas páginas e sistemas que mantenho, fiquei assustado com o número de pessoas que ainda utilizam esta bomba chamada Internet Explorer 6!

A tabela ao lado foi gerada ontem de manhã (01/04/08) e mostra a porcentagem de visitas de cada navegador em um site que possui uma média de 12500 visitas ao dia.

Será que todos estes usuários que ainda utilizam o IE6, não sabem dos riscos que correm ao utilizar um navegador cheio de falhas e brechas de segurança?

O IE6 foi eleito o pior navegador em praticamente todos os quesitos, principalmente os de segurança, analisados aqui no blog há alguns meses atrás, lembra?

Não importa qual anti-vírus você usa, o navegador é sempre uma porta de entrada para programas maliciosos e usar um navegador cheio de falhas e desatualizado é a mesma coisa que pedir um vírus de presente.


Campanhas a favor da Pena de Morte

Desenvolvedores de software fazem Campanhas Anti-IE6, onde pedem que os usuários atualizem seus navegadores ou utilizem melhores softwares para navegação, como uma forma de aumentar a segurança e garantir a compatibilidade dos padrões utilizados para o desenvolvimento dos sites.

Outra campanha online (End 6!) incentiva donos de sites e blogs a utilizarem em suas páginas um pequeno código JavaScript que identifica qual navegador o usuário está utilizando para acessar e caso o IE6 seja detectado, o usuário recebe um puxão de orelha que avisa dos riscos e falhas do navegador e sugere que outros navegadores sejam utilizados. O código já possui até uma versão em português e pode ser baixado e usado livremente.

Muita gente vai achar que este tipo de campanha é na verdade anti-Microsoft, mas todos sabem que não se pode negar que os piores e mais inseguros navegadores do mercado são desenvolvidos pela empresa.

Se você usa o Internet Explorer e não tem a menor vontade de mudar, atualize pelo menos o seu navegador para a nova versão 7.

A Microsoft liberou o download do Internet Explorer 7 mesmo para as versões piratas do Windows.

Agora, se você quer um conselho de amigo:
Firefox

Saiba quais os dez piores erros cometidos num currículo

Especialistas apontam principais falhas na elaboração do documento

Por Larissa Leiros Baroni

Se você está em busca de um estágio ou de um emprego e não sabe nem por onde começar, aí vai a dica: comece pelo currículo. Ele é seu cartão de visita para o mercado de trabalho, por isso, cuide bem dele. É com o currículo que você faz o primeiro contato com a aquela tão almejada empresa. O documento bem-feito não é sinônimo de vaga garantida, mas é uma etapa importante. E qualquer escorregão pode prejudicar seriamente suas pretensões. Para ajudá-lo nessa missão, o Universia consultou diversos especialistas em recrutamento e seleção que apontaram algumas falhas que podem colocar tudo a perder. Confira!

Deixar passar erros de português ou digitação

"Dominar a Língua Portuguesa é um requisito básico e fundamental de qualquer processo seletivo. Por isso, fique atento para não cometer erros de ortografia, concordância e até mesmo de digitação no currículo. Você pode ser eliminado antes mesmo de ter a oportunidade de justificar o erro. A desatenção pode ser interpretada como despreparo. A dica é: revise o documento várias vezes antes de enviá-lo. Se preferir, peça para alguém que domine bem o idioma revisá-lo também."

Ana Rita Peres, gerente executiva da seccional de São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Mentir

"Não vale a pena mentir. Ao analisar o currículo, o recrutador pode não identificar a mentira. No entanto, você pode ter uma grande surpresa no ato da entrevista pessoal. Pode ser submetido a um teste prático, por exemplo, e vai ficar muito feio para você. Isso é antiético e você pode ser eliminado do processo seletivo por bobeira. Seja verdadeiro. O currículo é feito para que ressalte seus pontos fortes. Nada de inventar informações só para deixá-lo mais completo."

Tania Casado, coordenadora do curso de especialização em Consultoria de Carreira da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Ser prolixo

"Quem quer contar tudo no currículo, não tem a chance de falar nada. É um erro achar que quanto maior for o documento, melhor ele fica. O tempo que você tem para se apresentar ao selecionador é de, no máximo, dois minutos. Portanto, duas folhas são mais do que suficiente. Nada de tentar se enganar, por exemplo, ao diminuir o tamanho da fonte usada no documento. O ideal é ser conciso. Coloque no currículo apenas as informações úteis e necessárias. Ou seja, se você fez um curso de culinária e está em busca de uma vaga de secretariado, oculte esse dado. Afinal, não vai fazer a mínima diferença. Economize espaço para valorizar as características mais relevantes para a vaga pretendida. Tenha bom senso."

Marcelo Abrileri, presidente do Curriculum.com.br, site de recolocação e recrutamento on-line

Ser superficial

"O currículo deve ter as informações mínimas necessárias para que o selecionador o conheça. Quem lê o currículo não tem bola de cristal. Alguns dados, tais como local de formação, locais de trabalho, datas de ingresso e saída, descrição de cargos e de atividades desempenhadas, são fundamentais e não podem faltar. As datas não se resumem ao ano. O ideal é colocar pelo menos o mês. Evite usar abreviaturas e siglas, para facilitar o entendimento do recrutador. O documento deve realçar as realizações pessoais de maneira clara, organizada, lógica e simples. A objetividade passa credibilidade. Mas cuidado: ser generalista pode ser interpretado como imaturidade."

Sandra Schamas, palestrante e escritora do livro "Aumente a sua Empregabilidade".

Apontar distintos objetivos profissionais

"Um dos pontos mais importantes de um currículo é o objetivo. Ele é quem guia os caminhos do candidato e, em alguns casos, até os passos do selecionador. O recrutador muitas vezes começa a leitura do currículo pelo objetivo, se ele estiver alinhado com a vaga prossegue a leitura, caso contrário já o descarta. O objetivo deve ser construído de maneira pensada, estruturada, clara e convincente. Para isso, é preciso saber realmente o que você quer para a sua carreira profissional. Comece sempre com um verbo e nunca coloque a palavra 'almejo'. Duas ou três linhas são suficientes para descrever suas intenções profissionais. Apontar objetivos distintos pode demonstrar imaturidade e falta de foco."

Haroldo Sato, especialista em marketing pessoal e diretor de Recursos Humanos da Fast Shop.

Inserir documentos pessoais

"Nunca insira dados relativos a documentos pessoais, tais como CPF, RG, número da carteira de trabalho, título de eleitor ou de carteira de reservista. Essas informações são desnecessárias no processo de seleção, além do mais podem te trazer sérios transtornos. Os números dos documentos sigilosos podem cair na mão de pessoas erradas. No topo do currículo, coloque apenas o nome completo, idade, nacionalidade, estado civil, endereço completo, telefone, número do celular e e-mail. Lembre-se de manter esses dados atualizados, principalmente o número de telefone, já que esse será o meio de comunicação entre entrevistador e candidato. Indicar a pretensão salarial também é dispensável. Coloque-a apenas se solicitado. Esse é um assunto confidencial, que deve ser discutido no ato da entrevista pessoal."

Cíntia Holanda, consultora de Recursos Humanos da Catho.

Inserir fotos

"Não faça do seu currículo, um catálogo de fotos. Lembre-se: não é a sua aparência que é avaliada e, sim, os seus conhecimentos e experiências profissionais. Por isso, evite colocar fotos. Legalmente as empresas são proibidas de solicitar retratos dos seus candidatos, já que se trata de uma ação discriminatória. Mas se mesmo assim você optar pela foto, pense: 'qual é a imagem que eu quero passar para o recrutador?' Tenha bom senso. Nada de figuras sem camisa, de óculos escuros ou de biquíni. Escolha algo mais formal."

Alessandra Nogueira, gerente de recrutamento e seleção da Coca-Cola.

Deixar a estética de lado ou priorizá-la demais

"A preocupação excessiva com a estética, em alguns casos, pode ser subentendida como compensação de uma falha. Em contrapartida, currículos sujos e amassados demonstram que o candidato é desorganizado. O ideal é optar por folhas brancas e tipologia tradicional, tais como Times New Roman e Arial. Negritos, itálicos e sublinhados só devem ser usados para organizar as informações. Fugir do padrão, às vezes, aguça a curiosidade do recrutador. Porém, é importante identificar o tipo de empresa que faz a seleção. Se for uma instituição de perfil conservador, siga o modelo padrão. Caso contrário, pode-se inovar e usar a criatividade para se destacar no processo seletivo. Mas cuidado! Na dúvida, opte pela boa e velha folha branca."

Regina Silva, consultora de carreira e sócia-diretora do Instituto Gyraser.

Padronizar o currículo

"Um currículo se torna muito mais atraente aos olhos do selecionador se adequado ao perfil da empresa e da vaga pretendida. Para cada necessidade, é preciso uma redação diferente. As informações podem ser as mesmas, porém o ideal é ressaltar as características exigidas para o preenchimento da vaga. Se a sua experiência profissional for mais forte, priorize-a. Caso contrário enfatize o lado do estudo. O modelo do currículo é que tem que se adequar às suas necessidades e não você se pautar por um modelo padrão, que não vai te favorecer em nada. A dica é: procure informações sobre a empresa e faça uma boa pesquisa sobre a área em que gostaria de trabalhar para saber as informações que devem ser ressaltadas no próprio currículo e que, geralmente, serão as mais notadas pelo recrutador."

João Florêncio, professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e consultor na área de educação continuada e gestão de carreiras.

Anexar documentos comprobatórios

"Não há necessidade de comprovar as informações descritas no currículo com a apresentação de documentos comprobatórios, tais como o diploma da graduação, a carta de recomendação do antigo trabalho ou, ainda, a cópia do passaporte com o carimbo da viagem para o exterior. Os documentos só devem ser apresentados, quando solicitado. Assinar ou rubricar o currículo também é desnecessário. O recrutador parte do pressuposto de que o candidato fala a verdade."

Maiti Junqueira, coordenadora de jovens profissionais da Across.

domingo, março 30, 2008

O Gravador de DVD mais Rápido

A Samsung não quer parar de inovar. Ontem mesmo anunciamos aqui que ela lançou o HD mais fino do mundo, e agora vem mais uma.

Grave seus DVDs em 22x

A fabricante anunciou o seu gravador WriteMaster SH-S223 que permite a gravação em velocidades de até 22x!

O modelo grava DVD-R (22x), DVD+R(16x), DVD-RAM (12x) e DVD-RW (12x). Na prática, um disco de 4.7GB será gravado em 4 minutos e 26 segundos

Universidade Google

Google Code UniversitySe você é da área de programação, não pode perder o recém lançado Google Code University, que une em um único site informações preciosas para quem quer começar a desenvolver sites profissionais.

O Google Code Univesity disponibiliza GRATUITAMENTE:

  • Curso de AJAX completo
  • Curso de Sistemas Distribuídos
  • Curso de Segurança
  • Curso de Linguagens de Programação
    • C++
    • Java
    • Python

Agora só não aprende quem não quer! Qualidade Google!

Conhece aquela do Programador ?

Um programador conta à mesa do café aos seus amigos programadores:
- Ontem à noite conheci uma loira deliciosa numa discoteca!!
Os amigos programadores:
- Aaaah!
- Convidei a gata para irmos para minha casa, bebemos um um drink, comecei a beijá-la.
Os amigos programadores:
- Aaaaaah!
- Ela disse: “- Tira sua roupa!!”
Os amigos programadores:
- Aaaaaaaaaaaaaaaaah!!!
- Então tirei minhas roupas e a dela, agarrei a gata, coloquei-a em cima do teclado do meu PC…
Os amigos programadores:
- UAU! Então você tem um PC em casa? Qual é o processador?

Primeiro Bug

Primeiro Bug

A primeira história que vos trago aqui aconteceu em 1947. Nessa época, engenheiros trabalhavam no Mark II, um computador que foi criado na Universidade de Harvard. Ao procurar pelo motivo de uma falha de hardware, eles encontraram um inseto (em inglês: BUG) que entrou desavisado no computador e morreu torrado no meio dos componentes, causando um grande curto-circuito de quebra.

Para relatar precisamente o ocorrido, os engenheiros literalmente colaram o inseto no livro com o log de ocorrências e escreveram embaixo: “First actual case of bug being found“, que em bom português significa PRIMEIRA OCORRÊNCIA DE INSETO ENCONTRADA.

A partir daí os termos bug e debug (retirar um bug) tornaram-se jargões da área para se referir a defeitos de hardware e software.

EVOLUÇÃO


Steve Jobs - Guanabara.Info

VISTA: Descobrimos o significado!


Windows Vista: O Significado

[EVOLUÇÃO] Linus Torvalds

Linus Torvalds - Guanabara.Info

Blaise Pascal

Hoje vou contar mais uma história da área de Informática, só que dessa vez vou revirar meu baú ATÉ CHEGAR AO FUNDO! Para quem ainda não me conhece, sou o mais novo participante do Guanabara.Info, me chamo Juvenal Apolinário e trago sempre fatos históricos que nos fizeram chegar até aqui.

Blaise Pascal - Mais velho que o Juvenal (rimou!)Hoje vou apresentar a vocês uma figura que deu o pontapé inicial para a criação de máquinas computadoras, e é muito famoso por ter sido homenageado e tem seu nome em uma linguagem de programação. Apresento a todos Blaise Pascal.

Nascido na França em 19 de Junho de 1623, quando eu ainda nem pensava em ter nascido, Blaise era filho de um professor de matemática chamado Etienne Pascal.

Por influência do pai, Blaise estudou matemática, mas também se dedicava a muitas outras coisas e acabou sendo filósofo, teólogo, físico e matemático.

Como filósofo, ele criou a famosa frase: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”, além de muitos outros trabalhos.

Como teólogo, criou obras e pensamentos que acabaram influenciando os fundadores da atual Igreja Metodista.

Como físico, estudou a ação da pressão em líquidos e criou os fundamentos usados até hoje nos macacos hidráulicos, e hoje é homenageado com uma unidade de tensão mecânica: o Pascal (Pa)

Como matemático, Blaise Pascal criou em 1642 uma das primeiras calculadoras mecânicas, batizada de La Pascaline (foto). Esse invento rendeu mais uma homenagem e Pascal é o nome de uma das linguagens de programação de computadores mais famosa entre os estudantes.

La Pascaline

Aí está um homem que eu respeito, no alto dos meus 89 anos!

ASUS EeePC Desktop

Asus EeePC Desktop: ORDINÁRIO, mas bonitinho...Parece que a Asus gostou dessa coisa de computadores ultraportáteis que até podem ter uma configuração mais simples, mas possuem clientela garantida. O sucesso do Ultramóvel EeePC em forma de mini-notebook, fez com que a empresa pensasse seriamente em lançar uma versão em formato desktop.

Nada foi confirmado ainda, mas parece que o computador terá o design bem elaborado, exatamente como nas fotos ao lado.

Ainda não temos nenhuma informação sobre a configuração do computador nem que tipo de sistema operacional será distribuído, mas não custa nada esperar um pouquinho…

Loja troca HD DVD por Blu-Ray

Morreu de vez, mesmo!A rede Edion de lojas japonesas anunciou hoje que vai trocar todos os players de HD DVD que foram comprados por clientes desavisados. Quem comprovar que comprou o leitor em qualquer uma das lojas, poderá trocá-lo até o final de março por um leitor Blu-Ray.

Pois é, pessoal! Parece que realmente não há para onde fugir, pois o padrão morreu mesmo… E olha que conversamos sobre isso no nosso oitavo episódio do podcast: “Redondo com um buraco no meio” Se você ainda não ouviu, não perca essa oportunidade!