Analisando hoje um log que registra informações sobre os navegadores dos usuários que visitam algumas páginas e sistemas que mantenho, fiquei assustado com o número de pessoas que ainda utilizam esta bomba chamada Internet Explorer 6!
A tabela ao lado foi gerada ontem de manhã (01/04/08) e mostra a porcentagem de visitas de cada navegador em um site que possui uma média de 12500 visitas ao dia.
Será que todos estes usuários que ainda utilizam o IE6, não sabem dos riscos que correm ao utilizar um navegador cheio de falhas e brechas de segurança?
O IE6 foi eleito o pior navegador em praticamente todos os quesitos, principalmente os de segurança, analisados aqui no blog há alguns meses atrás, lembra?
Não importa qual anti-vírus você usa, o navegador é sempre uma porta de entrada para programas maliciosos e usar um navegador cheio de falhas e desatualizado é a mesma coisa que pedir um vírus de presente.
Campanhas a favor da Pena de Morte
Desenvolvedores de software fazem Campanhas Anti-IE6, onde pedem que os usuários atualizem seus navegadores ou utilizem melhores softwares para navegação, como uma forma de aumentar a segurança e garantir a compatibilidade dos padrões utilizados para o desenvolvimento dos sites.
Outra campanha online (End 6!) incentiva donos de sites e blogs a utilizarem em suas páginas um pequeno código JavaScript que identifica qual navegador o usuário está utilizando para acessar e caso o IE6 seja detectado, o usuário recebe um puxão de orelha que avisa dos riscos e falhas do navegador e sugere que outros navegadores sejam utilizados. O código já possui até uma versão em português e pode ser baixado e usado livremente.
Muita gente vai achar que este tipo de campanha é na verdade anti-Microsoft, mas todos sabem que não se pode negar que os piores e mais inseguros navegadores do mercado são desenvolvidos pela empresa.
Se você usa o Internet Explorer e não tem a menor vontade de mudar, atualize pelo menos o seu navegador para a nova versão 7.
A Microsoft liberou o download do Internet Explorer 7 mesmo para as versões piratas do Windows.
Agora, se você quer um conselho de amigo:
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são Moderados: