Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, setembro 13, 2008

Como pendurar o papel higiênico


Chegou a hora de acabar de vez com a angustiante questão que atormenta o ser humano em seu ambiente, digamos, mais humano: "Qual é o jeito correto de pendurar o rolo de papel higiênico???"

tp_diag01

tp_diag02

tp_diag03

tp_diag04

tp_diag05

Depois dessa, respiramos aliviados. Quer dizer, mais ou menos... Alguém tem um palito de fósforo aí?

Blogs apresentam novos rumos à literatura

A Crítica - 12/09/2008

Reprodução
Obufao.wordpress.com - Dedicados a ensaios e artigos sobre o teatro amazonense, os textos escritos por Clayton Nobre divulgam a arte cênica local


Thiago Hermido
Especial para A CRÍTICA

Narrar histórias do cotidiano, expressar em versos sentimentos dos mais variados e caminhar sobre a ficção sugerida por uma idéia, vem se tornando assuntos cada vez mais comuns no mundo da internet, num veículo que até então era freqüentado apenas por adolescentes. Esse veículo é o já famoso Blog, que virou febre entre os jovens como diários online. Atualmente, os blogs se tornaram berço para literatura, seja ela profissional ou amadora, e é possível encontrar em muitos endereços poemas, contos e crônicas de todos os estilos.

É o caso do endereço www.ataide.junior.blogspot.com, do professor de letras Ataide Martins. Ele explica que o blog é um espaço mais pessoal e de maneira indireta acaba servindo como meio de divulgação de trabalhos. Lá, os internautas podem conferir poemas, crônicas sobre trabalhos literários e biografia de autores. “É um meio que não é tão burocrático como lançar um livro, e acaba servido como um ensaio para futuros escritores”, comenta.

Do impresso ao PC

A verdade é que o espaço do blog lembra bastante a época dos folhetins lançados pela impressa no século XIX, onde novos escritores brigavam por espaço para publicar seus trabalhos. Nessa época grandes escritores dividiam a atividade literária com o jornalismo, como no caso de Machado de Assis.

No caso de Clayton Nobre, 21, que mostra no obufao.wordpress.com ensaios e artigos sobre o teatro amazonense, a idéia de formação intelectual é a mesma. “Assim como na geração passada, onde os escritores, na sua maioria, surgiam dessa forma, daqui a um tempo os futuros escritores vão aparecer por meio dos blogs”, lembra Nobre.

Ele comenta que mais tarde pensa em se dedicar a escrever sobre artes cênicas, se tornando um crítico teatral e quem sabe laçar livros e trabalhos sobre a arte que acontece na cidade. “É um exercício para escrita e um espaço onde podemos trabalhar nossa criatividade. Também é lá que podemos errar ou acertar”, revela.

Antigo diário

O que antes era relatório do cotidiano adolescente, relatando as festinhas e relacionamentos pessoais, se tornou espaço de crônicas onde as antigas histórias ganharam charme e amadurecimento. Assim define Chrys Braga os anos que vem escrevendo no endereço vende-sepasteldekeijo.blogger.com.br.

Ela lembra que quando criou o endereço quase não havia blogs em Manaus. “Era um diário normal, em que contávamos o dia-a-dia”. disse. Porém, Chrys resolveu mudar e passou a escrever histórias de forma mais coesa. “Percebi que me expunha muito daquela forma, foi então que comecei a transformar os fatos que ocorriam em crônicas”, lembra.

Chrys revela que há algum tempo pensou em organizar alguns textos do blog para divulgá-los de forma impressa, só que sempre é muito crítica na hora da escolha. “Todas às vezes que vejo um texto antigo não acredito que escrevi aquilo, então é melhor que alguém qualificado os escolha, ai sim, quem sabe, posso transformá-los em livro”, completa.

Gás de Coari reduzirá 60% nos custos da energia em Manaus

MASKATE - ECONOMIA


Redução de custos de produção do combustível, melhoria das condições ambientais e diminuição do preço da energia para empresas de Manaus. Essas são algumas das principais melhorias obtidas com a oferta do gás natural de Coari, de acordo com o gerente geral de Participações e Desenvolvimento de Negócios de Energia da Petrobras, José Alcides Santoro Martins. Ele apresentou o projeto do gasoduto Coari-Manaus, que está sendo construído, durante o seminário “Energia e Desenvolvimento na Amazônia: Macro-dinâmicas em estruturação concreta”, que faz parte da quarta Feira Internacional da Amazônia - FIAM 2008.

Segundo Santoro, o custo de produção do óleo diesel é 40% maior que o do gás natural. Para empresas de Manaus, a redução do custo da energia chegará a ser de 60%, prevê o executivo. “Com isso, as empresas vão poder oferecer produtos mais baratos”, disse. Além disso, a poluição gerada pelo óleo diesel para a geração de energia é maior que a do gás natural. Isso porque a utilização deste promove menos emissões na camada atmosférica.

Atualmente, a energia produzida com óleo diesel é a principal fonte utilizada pelo Amazonas; cerca de 87%, afirmou Santoro. Segundo estimativas da Petrobras, quando o gás natural estiver acessível, em setembro de 2010, a energia a óleo diesel representará cerca de 47%, enquanto o gás natural cobrirá 40% dos consumidores. O gerente destacou o processo de construção do gasoduto. “É uma obra singular. Lidamos com o regime pluviométrico e fluviométrico da Amazônia, que varia bastante durante o ano. É um ambiente difícil de trabalhar. O relevo é de planície, mas fortemente ondulado, com muitos rios, igapós e igarapés para atravessar”. O gasoduto Coari-Manaus terá 670 quilômetros de extensão. Para a construção estão trabalhando cerca de 6 mil trabalhadores, entre diretos e indiretos, sendo que 72% são mão-de-obra local, segundo o gerente geral.