Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, agosto 31, 2012

IBGE divulga estimativa de população para o Am

O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística divulgou no Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira estimativas da população para o Estado do Amazonas com data de referência em 1o de julho de 2012, para fins do cálculo das quotas referentes aos Fundos de Participação dos Municipios. Segundo o IBGE, a estimativa da população residente nos municípios amazonenses guarda uma estreita relação com as que foram elaboradas para o ano de 2011 e com o Censo Demográfico 2010.

Como os resultados do Censo Demográfico 2010 estão sendo trabalhados, comparados e analisados com os parâmetros oriundos dos Censos Demográficos anteriores, não se viabilizou a atualização da Projeção da População do Brasil - Revisão 2008, segundo o instituto.

O Sistema de Projeções da População do Brasil, atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes, bem como dos registros administrativos referentes ao ano de 2010, tem sua conclusão prevista para o ano de 2013, a tempo de serem utilizados para estimar as populações municipais, com data de referência em 1o de julho de 2013. Além disso, a metodologia para a estimativa populacional dos municípios brasileiros deverá incorporar novas informações relacionadas à dinâmicademográfica local e incluir procedimentos metodológicos alternativos, como aqueles que fazem uso de variáveis econômicas, sociais edemográficas em nível municipal.

Fonte: Portal do Holanda

quarta-feira, agosto 29, 2012

Preparativos para a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se intensificam no AM

Os preparativos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, a ser realizada no período de 15 a 21 de outubro, seguem em ritmo acelerado. Considerado o maior evento da área, a SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).

O grande desafio do Amazonas, nesta edição, é superar a marca recorde de atividades realizadas em 2011, quando o Estado ficou em segundo lugar no ranking nacional, totalizando 2.209 ações.

Por esse resultado mais que positivo, a responsabilidade só aumentou e agora a meta é superar esses dados. Os trabalhos de organização estão intensos. Para a realização do evento, a SECTI-AM já conta com cerca de 50 instituições parceiras. As ações voltadas à difusão do conhecimento serão realizadas em diversos lugares da capital e nos 61 municípios do interior do Estado, a exemplo do que ocorreu em 2011.

“A SNCT a cada ano se torna mais abrangente, ganha mais espaço, envolve mais público e é isso que se quer. O papel da Semana é concentrar a divulgação científica, de forma a envolver cada vez mais a sociedade”, ressaltou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena.

Em Manaus, o destaque fica por conta da “Estação Ciência”, que funcionará no Clube do Trabalhador do Sesi, no bairro Aleixo, zona Leste da capital, no período de 17 a 20 de outubro. No local, haverá uma mostra de projetos desenvolvidos por diversas instituições da área de CT&I. Também serão realizadas apresentações culturais.

No espaço dedicado para o seu estande, a SECTI-AM está articulando, em parceria com Bemol, Electrolux, Samsung, Fogás, Arno e Rochedo, uma exposição de produtos de alta tecnologia e outros fabricados a partir de processo inovador, onde os visitantes poderão conhecer a evolução histórica de cada item. Outro aspecto que deverá chamar a atenção do público será o próprio ambiente onde ocorrerá a exposição, um local construído com material diferenciado, que receberá o nome de Casa Tecnológica. “O que mais queremos é que a sociedade se dê conta de que a ciência faz parte da sua vida e dessa maneira, acabe se tornando um aliado dessa área”, disse Sena.

Atividades inéditas
Além da Estação Ciência, a população da capital terá ao seu dispor uma série de atividades paralelas à exposição na Estação Ciência. Entre as ações inéditas, nesta edição da SNCT, podemos destacar o projeto “Melhor Idade na Ciência”, que envolverá os projetos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). A meta é promover a integração desses estudantes com a produção de CT&I.

Outra novidade da programação será o “Barco do Saber”, projeto que será desenvolvido em parceria com a Marinha do Brasil, cujo objetivo é levar a comunidades ribeirinhas de Manaus e de municípios adjacentes ações voltadas à difusão científica, além da “Praça do Saber”, que será uma espécie de “feira de ciências a céu aberto”, com a realização de oficinas de Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química e Artes.

Interior
A exemplo do que ocorreu no ano passado, a SNCT estará presente em todos os municípios do interior do Estado, sendo que a expectativa é intensificar as ações. Para tanto, a SECTI-AM, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou edital voltado exclusivamente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o intuito de viabilizar no interior o desenvolvimento de projetos e eventos de maior porte, como parte da programação.

“Os projetos foram escolhidos e já receberam recursos. Embora a SNCT tenha uma abrangência em todos os municípios, por meio desse programa da Fapeam será possível fortalecer determinados núcleos de divulgação no interior”, disse o secretário de CT&I.

Dentre as atividades programadas para ocorrer nos municípios, é possível citar, por exemplo, Mostra Estudantil, a ser feita pelos acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Coari, com o objetivo de divulgar as ações da Engenharia de Petróleo e Gás, no Amazonas. No município de Presidente Figueiredo, o Museu Amazônico promoverá o projeto “Histórias e Conhecimento Tradicional dos Povos da Amazônia”.

Semana Nacional
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 será realizada no período de 15 a 21 de outubro. O tema é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Simultaneamente serão promovidas e estimuladas, em todo o país, atividades de difusão e socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos.

CIÊNCIA em PAUTA/SECTI-AM, por Danyelle Soares