Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, agosto 29, 2012

Preparativos para a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se intensificam no AM

Os preparativos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, a ser realizada no período de 15 a 21 de outubro, seguem em ritmo acelerado. Considerado o maior evento da área, a SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).

O grande desafio do Amazonas, nesta edição, é superar a marca recorde de atividades realizadas em 2011, quando o Estado ficou em segundo lugar no ranking nacional, totalizando 2.209 ações.

Por esse resultado mais que positivo, a responsabilidade só aumentou e agora a meta é superar esses dados. Os trabalhos de organização estão intensos. Para a realização do evento, a SECTI-AM já conta com cerca de 50 instituições parceiras. As ações voltadas à difusão do conhecimento serão realizadas em diversos lugares da capital e nos 61 municípios do interior do Estado, a exemplo do que ocorreu em 2011.

“A SNCT a cada ano se torna mais abrangente, ganha mais espaço, envolve mais público e é isso que se quer. O papel da Semana é concentrar a divulgação científica, de forma a envolver cada vez mais a sociedade”, ressaltou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena.

Em Manaus, o destaque fica por conta da “Estação Ciência”, que funcionará no Clube do Trabalhador do Sesi, no bairro Aleixo, zona Leste da capital, no período de 17 a 20 de outubro. No local, haverá uma mostra de projetos desenvolvidos por diversas instituições da área de CT&I. Também serão realizadas apresentações culturais.

No espaço dedicado para o seu estande, a SECTI-AM está articulando, em parceria com Bemol, Electrolux, Samsung, Fogás, Arno e Rochedo, uma exposição de produtos de alta tecnologia e outros fabricados a partir de processo inovador, onde os visitantes poderão conhecer a evolução histórica de cada item. Outro aspecto que deverá chamar a atenção do público será o próprio ambiente onde ocorrerá a exposição, um local construído com material diferenciado, que receberá o nome de Casa Tecnológica. “O que mais queremos é que a sociedade se dê conta de que a ciência faz parte da sua vida e dessa maneira, acabe se tornando um aliado dessa área”, disse Sena.

Atividades inéditas
Além da Estação Ciência, a população da capital terá ao seu dispor uma série de atividades paralelas à exposição na Estação Ciência. Entre as ações inéditas, nesta edição da SNCT, podemos destacar o projeto “Melhor Idade na Ciência”, que envolverá os projetos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). A meta é promover a integração desses estudantes com a produção de CT&I.

Outra novidade da programação será o “Barco do Saber”, projeto que será desenvolvido em parceria com a Marinha do Brasil, cujo objetivo é levar a comunidades ribeirinhas de Manaus e de municípios adjacentes ações voltadas à difusão científica, além da “Praça do Saber”, que será uma espécie de “feira de ciências a céu aberto”, com a realização de oficinas de Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química e Artes.

Interior
A exemplo do que ocorreu no ano passado, a SNCT estará presente em todos os municípios do interior do Estado, sendo que a expectativa é intensificar as ações. Para tanto, a SECTI-AM, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou edital voltado exclusivamente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o intuito de viabilizar no interior o desenvolvimento de projetos e eventos de maior porte, como parte da programação.

“Os projetos foram escolhidos e já receberam recursos. Embora a SNCT tenha uma abrangência em todos os municípios, por meio desse programa da Fapeam será possível fortalecer determinados núcleos de divulgação no interior”, disse o secretário de CT&I.

Dentre as atividades programadas para ocorrer nos municípios, é possível citar, por exemplo, Mostra Estudantil, a ser feita pelos acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Coari, com o objetivo de divulgar as ações da Engenharia de Petróleo e Gás, no Amazonas. No município de Presidente Figueiredo, o Museu Amazônico promoverá o projeto “Histórias e Conhecimento Tradicional dos Povos da Amazônia”.

Semana Nacional
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 será realizada no período de 15 a 21 de outubro. O tema é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Simultaneamente serão promovidas e estimuladas, em todo o país, atividades de difusão e socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos.

CIÊNCIA em PAUTA/SECTI-AM, por Danyelle Soares

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: