Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, agosto 21, 2008

Até onde o Vista chegará?

Enviado por Dori Prata


Tenho que admitir, eu não tive muitas experiências com o Windows Vista. Não porque eu tenha uma idéia pré-concebida sobre o sistema operacional ou desconsidere suas qualidades, mas o fato é que todas as vezes que mexi em um computador onde o Vista estivesse instalado, o desempenho era pífio. Culpa do hardware, provavelmente, mas eu quero um computador que não demore horas para abrir uma simples janela e com o meu notebook, por exemplo, isso acontecia. Usando apenas 512MB de RAM, o sistema demorava para carregar, demorava para executar tarefas simples e demorava para ser encerrado. resolvi o problema formatando o computador e instalando o Windows XP.
O curioso é que acabo de ver uma notícia dizendo que uma empresa americana, a Devil Mountain Software Inc., afirma que após uma pesquisa realizada eles descobriram que cerca de 35% dos computadores que vieram de fábrica com o Windows Vista instalado sofreram um downgrade para o XP. Como a coleta de dados foi feita em uma amostra usando 3000 máquinas, não podemos dizer que este número seja preciso, mas você deve conhecer muitos casos como o meu talvez até tenha feito o mesmo procedimento em seu pc. A empresa diz ainda que o número de Windows Vista instalados não é o mesmo de licenças que a Microsoft afirma ter vendido.
O que consegui perceber nesta história é que realmente o melhor sistema operacional é aquele que satisfaz suas necessidades. Parece que de nada tem adiantado a Microsoft tentar "nos empurrar o Vista goela abaixo" se muitos usuários não precisam de um sistema operacional novo. Não gostaria de entrar no mérito de necessidade, pois independente do que você faça no seu pc, o fato é que ele tem que ser o mais ágil possível para realizar tal tarefa e se para isso você terá que mudar de sistema operacional, acredito que muito provavelmente você o fará, esteja usando XP, Vista, Mac OS, Linux, DOS...
A única coisa que me deixa muito chateado é que a maioria dos fabricantes estão virando as costas para o XP e comprar um computador mais recente hoje em dia pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça caso você deseje utilizar o "antigo" sistema operacional, já que em muitos casos não conseguimos achar os drivers apropriados, principalmente no caso de notebooks.
De todo modo, começo a me questionar quantas pessoas ao redor do mundo desistiram do Vista e acabaram voltando para o XP.