Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, novembro 12, 2012

Coari vai ganhar mais um Centro Vocacional Tecnológico

Projeto ficou em primeiro lugar no processo de seleção do Programa de Apoio à Implantação e Modernização de CVTs (Foto: Ilustração)
12/11/2012 - O município de Coari, distante aproximadamente 363 quilômetros da capital, será beneficiado com a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Sistema de Produção Agroextrativista de base agroecológica. O projeto ficou em primeiro lugar no processo de seleção do Programa de Apoio à Implantação e Modernização de CVTs, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

De um total de 140 pontos, o projeto que foi produzido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), alcançou 136. “O projeto prevê a compra de diversos equipamentos e a construção da estrutura, que deve funcionar na Universidade do Estado do Amazonas daquele município. O local contará com laboratório interdisciplinar, auditório, biblioteca, salas de aula, alojamento para professores e laboratório vocacional”, disse a chefa do Departamento de Apoio à Pesquisa da Secti-AM, Raquel Queiroz.

Dentro das linhas temáticas, o Centro de Coari oferecerá diversos cursos, como: Educação Ambiental, Técnicas em Olericultura Orgânica, Técnicas em Avicultura, Técnicas de Extração, Beneficiamento e Comercialização do óleo da Andiroba e seus derivados, entre outros.

“O desenvolvimento do interior do Estado não é igual ao desenvolvimento da capital. As atividades são diferentes e o Centro vem atender as necessidades reais da cidade. Para isso, foi criado um comitê local para que eles levantassem as áreas de interesse e de vocação. Tudo para que eles aprendam e depois trabalhem em algo que realmente pode fortalecer o desenvolvimento do município”, completou o secretário executivo da Secti-AM, Dalton Vilela Júnior.

Ao todo, o CVT receberá R$ 1.302.901,71 do MCTI para implementar o projeto. A contrapartida da Universidade do Estado do Amazonas será de R$ 26.058,03. “Estamos aguardando a liberação do valor para começarmos a concretizar o projeto, o que deve acontecer quando sair o resultado de outro processo, em dezembro”, disse a chefa do Departamento de Apoio à Pesquisa da Secti-AM.

Centros do Interior

Outros dois projetos de Centros Vocacionais tinham sido aprovados pelo Amazonas. Um deles será instalado na cidade de São Gabriel da Cachoeira, mais precisamente na sede do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e está em fase de construção. O segundo CVT será implantado no Alto Solimões, no município de Tabatinga.

Todos os projetos de CVTs do Amazonas foram produzidos pela Secti-AM e submetidos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Secretaria ainda aguarda a aprovação de outros três projetos para os municípios de Lábrea, Itacoatiara e Parintins.

CVTs


Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização voltadas para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

Fonte: Danyelle Soares - Ciência em Pauta