Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, junho 06, 2009

Uma rápida passagem pela história do orkut

O orkut entrou ao ar pela primeira vez em 24 de janeiro de 2004. Nos primeiros meses, o servidor do orkut sempre dava erros. Você lembra disso? Até comunidades foram criadas pelos mais irritadiços membros. Hoje, o orkut praticamente está livre de erros do tipo. E é bem mais rápido.

Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social. Ele tinha como intenção conquistar usuários americanos. Mas o site acabou ganhando popularidade muito mais no Brasil e na Índia. Segundo o ranking do Alexa, o orkut atualmente é o 2º site mais visitado do Brasil (atrás apenas do Google) e o 4º da Índia.

O Brasil é o país com o maior número de membros. Cerca de 51,18% dos usuários do sistema declaram-se brasileiros em seu perfil. Na verdade, esse número não apresenta muita exatidão, já que muitos membros criam mais de um perfil por usuário ou declaram residir em outros países. Em agosto de 2008, Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.

No dia 1º de abril de 2008 (dia da mentira), o orkut mudou temporariamente seu nome no site para yogurt, aparentemente como uma brincadeira.

Em 16 de março de 2009, a comunidade Discografias, a maior do Orkut para troca de músicas, que continha mais de 921 mil usuários registrados, foi desativada. Na comunidade, os usuários compartilhavam links para álbuns musicais inteiros, sem qualquer pagamento, o que gerou uma série de ameaças judiciais por parte de associações de defesa de direitos autorais. A comunidade era acessada por mais de um milhão de pessoas e era considerada uma das principais plataformas da internet no Brasil para quem buscava seu conteúdo.

O orkut já foi bloqueado em países como Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

A página do Wikipédia fornece inúmeras informações, curiosidades e dados a mais. Confira aqui!

sexta-feira, junho 05, 2009

As melhores frases para túmulos


AGRÔNOMO: Favor regar o solo com Nevugon. Evita vermes!

ALCOÓLATRA: Enfim, sóbrio!

ARQUEÓLOGO: Finalmente, fóssil!

ASSISTENTE SOCIAL: Alguém aí para me ajudar?

BROTHER: Fui!

CARTUNISTA: Partiu sem deixar traços!

DELEGADO: Está olhando o quê? Circulando, circulando!

ECOLOGISTA: Entrei em extinção!

ENÓLOGO: Cadáver envelhecido em caixão de carvalho!

ESPIRITUALISTA: Volto já!

FANÁTICO POR VÍDEO GAME: Game Over

FUNCIONÁRIO PÚBLICO: É no túmulo ao lado!

GARANHÃO: Rígido, como sempre!

GAY: Virei purpurina!

HERÓI: Corri para o lado errado!

HIPOCONDRÍACO: Não disse que estava doente?!

HUMORISTA: Isso não tem a menor graça!

JANGADEIRO DIABÉTICO: Foi doce morrer no mar!

JUDEU: O que estão fazendo aqui? Quem está tomando conta da lojinha?

NINFOMANÍACA: Uau, esses vermes vão me comer todinha!

PESSIMISTA: Aposto que está fazendo o maior frio no inferno!

PSICANALISTA: A eternidade não passa de um complexo de superioridade mal resolvido!

SANITARISTA: Sujou!

VICIADO: Enfim, pó!

ZOOTECNISTA: minha genética falhou.

Saudades

quinta-feira, junho 04, 2009

Bing: O buscador da Microsoft


Muito se falou nesses últimos dias sobre o Bing. Mas como ainda só se via vídeos sobre o funcionamento eu preferi esperar até o buscador estar em funcionamento.

O Bing vem com a idéia do Google em ser simples. Ao contrário do Google, que tem um design “clean” o Bing vem com uma fotografia de background.

Inicialmente o Bing vem dividido em buscas “Web”, “Imagens” e “Notícias”. Não existe uma grande mudança na forma de exibir os resultados das pesquisas em relação ao Google. Um buscador que fez uma grande mudança na forma de mostrar foi o Oparla.

Nas pesquisas de imagens tem funções parecidas com os concorrentes como pesquisar imagens por tamanhos, coloridas e em preto e branco, fotografias ou ilustrações e busca de pessoas apenas pelo rosto ou cabeça e ombros (talvez nesse ponto haja alguma diferença entre os buscadores existentes).

Em relação à indexação de sites fiz uma busca por “design tecnológico” (sem as aspas) nos dois buscadores, e enquanto o Bing me retornou 93.100 resultados, o Google me retornou 100.000.

O site já está todo em português e, por enquanto, algumas publicidades bem discretas nas páginas de resultados.

Editora Abril disponibiliza edições da Revista Info online


Assim como foi feito com a Revista Veja, a Editora Abril também está disponibilizando online todas a edições da Revista Info online. Está sendo disponibilizado o acervo de 6 anos (2003-2008) para que qualquer pessoa acesse online todo o conteúdo. Ao todo são 76 edições da revista disponíveis em flash diretamente no site da Info. Todo material é idêntico à revista.

quarta-feira, junho 03, 2009

O mais rápido Processador

Segundo a análise do Hot Hardware o Intel® Core™ i7-965 Extreme Edition é o processador mais rápido do mundo, e o mais rápido jamais construindo para Desktops.

Custando a bagatela de 999 Dolares - preço de tabela, ele ainda aceita com tranquilidade o Overclock. Vale a pena ler a matéria.

Fonte: Engadget