Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, fevereiro 23, 2008

Dicas para a compra do primeiro notebook

E ai moçada Coariense.
Eu sempre ajudo alguns amigos a escolherem computadores e agora com a queda dos preços dos equipamentos, todo mundo quer comprar um notebook.

Realmente ter um notebook é uma mão na roda, mas qual é a real necessidade de se adquirir um equipamento destes? Vejo pessoas comprarem notebooks para só acessarem besteiras na internet e tenho amigos engenheiros e projetistas que ainda estão presos aos computadores de mesa, por isso, não entrarei no mérito da questão.

Vamos levantar alguns pontos importantes para se escolher um bom notebook:

Memória
Para a escolha da memória, devemos levar em consideração as tarefas que o bichinho irá realizar. Hoje em dia quase todos os notes novos vêm equipados com o Windows Vista e para tal, 1 Gb de memória é mais do que necessário para que ele seja executado de maneira satisfatória. Por isso eu não recomendo um notebook com menos de 1GB, mesmo para quem não irá usar o Vista ou para quem quer apenas usá-lo para editar textos no Word. O ideal para se rodar um sistema de modo rápido e se alcançar um bom desempenho em algumas atividades como jogos e programas de manipulação de imagens, é ter 2 GB ou mais de memória. Não esqueça de conferir como as memórias estão alocadas dentro do equipamento (2 x 512mb, 1 x 1GB ou 2 x 1GB). O ideal é que sempre haja espaços vagos para novas memórias que futuramente podem ser acrescentadas.

Processador
O note é um equipamento pequeno, mas que será exigido como um computador comum na hora do uso, por isso, não poupe investimentos na hora de escolher o processador. O recomendado é escolher um das novas gerações Intel ou AMD. Eles são indicados devido à sua capacidade de processamento, economia de energia e baixo aquecimento, deste modo há uma maior duração da bateria e um maior desempenho.

Em se tratando de Intel, eu recomendaria o uso do processador Centrino Duo, que seria a versão Core 2 Duo para notebooks, os processadores chamados somente de Dual Core, também podem ser uma boa opção. Já os processadores Celeron, apesar do seu baixo custo, nunca renderão a performance esperada pelo usuário e a experiência de se ter um notebook pode ser meio decepcionante. Se for comprar um AMD, os processadores Turion 64 X2 são muito bons, os Athlon 64 X2 são de desempenho médio e os Sempron são um desperdício de dinheiro!

Bateria
As baterias são teoricamente um ponto importante na escolha. São recomendadas o uso das novas baterias de lítio, pois estas tem uma vida mais prolongada, além de não necessitarem de nenhum tipo de cuidado mais específico, como cuidados para a bateria não “viciar”. De qualquer forma, na primeira utilização, carregue a bateria por 8 horas seguidas sem utilizar o computador.

Outro ponto que pode ser observado é o número de células que a bateria possui. As baterias de 6 células são as mais comuns e as de 8 ou 12 células proporcionam um maior tempo de carga para o notebook. Existe sempre a possibilidade de ser comprar uma bateria extra para mantê-la como reserva, mas a melhor dica mesmo é sempre manter, quando possível, o notebook conectado a rede elétrica.

Disco Rígido
Quanto mais espaço melhor? Se você utiliza o note para tarefas simples não precisa de um disco grande, mas sempre pinta aqueles filmes enormes ou aquele joguinho comedor de espaço. Para tarefas corriqueiras, prefira discos de até 80GB. Se você é um usuário consumidor de megabytes, prefira os discos de 120GB, 160GB ou 200GB, caso você realmente esteja substituindo de vez o micro de mesa pelo portátil. Lembre-se: todo upgrade de hardware em notebooks é complicado e caro! Por isso, o espaço que parece desnecessário hoje, pode ser precioso amanhã.

CD/DVD
Sem concessões! O notebook grava CDs e DVDs? Jóia! Não? Então, nada feito! Um dia você vai sentir falta deste recurso e vai chorar sobre o gravador derramado. O gravador de CD/DVD veio para substituir o disquete e se tornou um acessório indispensável em qualquer computador, portátil ou não. Alguns modelos já estão vindo com HD DVD e BlueRay, mais esses recursos ainda estão distantes de nossa realidade.

Tela
Em um notebook, o tamanho da tela é inversamente proporcional ao seu valor, ou seja, quanto menor a tela, maior o seu preço. Quem vai substituir o notebook pelo micro de mesa, ou lida com tarefas como editoração e jogos, deve optar por telas maiores, como as de 15.4 ou 17 polegadas. Quem pretende carregá-lo com muita frequência ou precisa de mais espaço na mala, uma boa opção são as telas de 14 ou 13 polegadas.

Prefira sempre as telas anti-reflexivas. Uma dica estética de um amigo que vende notebooks: para mulheres, telas de até 14 polegadas e para os homens, telas de no mínimo 15.4 polegadas, concorda? Quanto maior a tela, obviamente, maior e mais pesado o notebook na hora de carregar.

Placa Gráfica
A placa gráfica pode influenciar muito no preço final do note. Se você usa aplicativos simples, prefira placas mais modestas, com memória compartilhada. A Intel disponibiliza boas opções de placas de até 256MB, baratas e boas para jogos mais simples.

Se você tem o bolso preparado e gosta de jogos, prefira placas gráficas nVidia (no mínimo GeForce 8400) ou ATI (no mínimo X2300) com pelo menos 128 MB de memória dedicada.

Ligações Externas
Atualmente, boa parte dos periféricos de um micro usam USB. Lembre-se de checar quantas entradas USB o notebook possui (no mínimo 3 entradas) para ligar impressora, joystick, mouse extra, leitor de mp3, câmera fotográfica, etc.

Verifique sempre a existência da placa de rede (entrada RJ45) e se necessário a presença de um modem, caso você queira surfar pelas discadas da vida. Outros componentes interessantes seriam um leitor de cartões (que pode dispensar o uso do USB para máquinas fotográficas), uma porta Firewire (não é fundamental, mas também não faz mal nenhum se tiver alguma) e a ligação Bluetooth, para a troca de arquivos com celulares e outros notebooks. A ligação sem fios Wireless (Wi-Fi) padrões mínimos B e G, é indispensável.

Marca
Prefira os portáteis de marcas que possuem maior tradição na fabricação deste tipo de equipamento, como HP, Acer, Toshiba, Dell e Sony. São marcas consolidadas, consumidas no mundo todo. Por mais intenso que seja o trabalho de aprimoramento de seus produtos, marcas como Positivo e CCE ainda não fazem parte do meu grupo de escolhas na hora de comprar um notebook novo.

Futuro
Steve Jobs, dono da Apple, anunciou esta semana o Mac Book Air, o mais fino notebook do mundo, que ele fez questão de tirar de dentro de um envelope ofício para reforçar suas proporções.


O novo notebook vem com processador Core 2 Duo (1.6GHz ou 1.8GHz, no modelo mais caro), HD de 80 GBytes e 2 GBytes de memória RAM. Sua bateria tem média de 5 horas de vida. O preço para a configuração mais simples é de US$ 1.799. A mais cara sai por US$ 3.098. E ai, que tal começar por um destes?

Serviço online dispensa a calculadora

O site é um serviço de cálculos online que se dispõe a fazer:


Cálculos financeiros (Variação de índices, aplicação de correção monetária e juros).Trabalhistas (Rescisão de contrato de trabalho CLT e empregado doméstico, salário anual).Dívidas vencidas (Boletos bancários, cartão de crédito, cheque especial, outros).Cálculos periciais (Avaliação de valor de imóveis, avaliação de aluguéis e rescisão de contrato de trabalho).Conversão de unidades (Conversão de medidas, peso, volume, temperatura, etc).Aluguéis (Cálculo de reajustes e dívidas).Viagens (Fuso horários, conversão de moeda e orçamentos de viagem).Empregados domésticos (Férias, salário, décimo terceiro e rescisão).


Além de Cálculo de IPVA, cálculos judiciais, tarifas dos Correios, expurgo do FGT, entre outros.
Os resultados ainda podem ser conferidos a partir da memória dos cálculos, podendo ser salvos e alterados posteriormente, exportados para um editor de texto ou impressos.
Ainda não testei todas as funções, mas os cálculos de dívidas vencidas estão sendo uma mão na roda pra mim.


Visite o site Cálculo Exato e aproveite todas as suas funcionalidades, pois esse negócio de contador é para os que não tem internet!

Drive online com 5GB da Microsoft chega ao Brasil



Finalmente a Microsoft liberou para acesso no Brasil o serviço SkyDrive, que se trata de um drive virtual online de 5GB para armazenamento de arquivos.

Para usá-lo, basta acessar o serviço com a mesma senha usada nos serviços Live (Hotmail, Messenger, etc), criar uma pasta online, enviar seus arquivos e compartilhá-los. O conceito de drive online prevê que o usuário sempre tenha seus arquivos online e disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar via internet.

O mesmo serviço estava sendo preparado pelo Google, que é especialista neste tipo de traquitana online, usando o nome de GDrive, mas por enquanto nada oficial foi divulgado. A verdade é que o Google comprou todos os domínios que possuem a palavra “gdrive”e logo o serviço deve ser apresentado.

Para quem possui um IP válido na máquina e um servidor web instalado, uma boa dica para a criação de um drive virtual é o PHP File Navigator, que mapeia e lista pastas e arquivos, disponibilizando-os de modo fácil e seguro. É um software livre e gratuito que eu uso e recomendo.


domingo, fevereiro 17, 2008

21 ERROS QUE AS MULHERES COMETEM NA HORA H!

1. NÃO BEIJAR.
Apesar ddas lendas populares dizerem que homem não gosta de beijar na boca, homem gosta sim, e muito, de dar uns beijos na hora h.
2. NÃO DEPILAR AS PERNAS, VIRILHA E AXILAS.
Encontrar um simples pelinho em locais inadequados (bumbum, suvaco) é motivo para perder totalmente o tesão,fazendo-nos quase levá-la a uma farmácia mais próxima pra comprar um kit para depilação. Mulher tem que ser lisinha, delicadinha, salvo o gosto de alguns homens que gostam de reviver uma aula de História da era paleozóica na cama. Não pense mal de nossas pobres antepassadas, não existia gillete ou outas ferramentas para tanto, mas hoje, sem desculpas.
3. NÃO SABER COLOCAR A CAMISINHA.
Ok, é uma responsabilidade do homem, mas saber fazer esse procedimento, principalmente com criatividade, como utilizando os lábios, pode ser um diferencial na cama.
4. NÃO PARAR PRA RESPIRAR.
Ao contrário das mulheres, os homens precisam de tempo para respirar, porque para podermos fazer sexo oral, geralmente estamos completamente enfiados "dentro" da cintura de vocês, impossibilitando a continuação da respiração.
5. DESPIR-SE ESTUPIDAMENTE.
Lembre-se sempre que o ato sexual é um ritual sagrado, então jamais tire apressadamente as suas roupas ou as do seu namorado, isso vai acabar completamente com o clima.
6. UTILIZAR CALCINHA BEGE.
Quando estamos chegando no grande momento de ver sua calcinha, (aliás estamos a todo momento imaginando como deve ser sua calcinha, que cor, textura, sem textura, com lacinho, fitinhas, desde que nos encontramos com vc), assim que nossos olhos pousam sobre uma calcinha bege, o pavor é tanto que gera um conflito de imagens ligando nossa pobre vovozinha à você, e fazendo nos esticar a mao, para procurar uma tesoura para tirar isso de você o mais rápido possível. Calcinha bege funciona como um feitiço do mal em nossas mentes: é uma mistura de perder o tesão com imaginar porque você pegou pegou calcinha da sua vó com imaginar vc bem idosa. Portanto cuidado neste ítem, ele pode acabar com um relacionamento.
7. SER OBCECADA PELA VAGINA.
Acreditem, os homens não gostam apenas de sua vagina, mas também da sua bunda, seus seios, suas coxas...
8. TIRAR A ROUPA DEPRESSA DEMAIS.
Não force a barra tirando a roupa antes que ele tenha feito algum gesto para ver o seu material, mesmo que seja apenas desabotoar dois botões.
9. TIRAR AS CALÇAS PRIMEIRO.
Uma mulher de meias e calcinha é horrível. Tire as meias primeiro.
10. FAZER SILÊNCIO DEMAIS.
Não queremos que vocês façam tanto barulho quanto uma atriz pornô, mas uns gemidinhos são indispensáveis na hora da transa.
11. FICAR QUIETA DEMAIS.
A falta de movimentos na hora do sexo também atrapalha e muito. Não é nem um pouco agradável a sensação de estar transando com uma estátua.
12. GOZAR DEPRESSA DEMAIS.
Por mais que a mulher possa ter vários orgasmos numa mesma transa, não é legal quando a mulher goza logo de cara e pede uma pausa pra se recuperar.
13. MENTIR DIZENDO QUE GOZOU.
Se os homens não percebem se você gozou ou não e cometeram a indelicadeza de perguntar, não complique a situação. Mentir que você gozou apenas vai piorar a situação, pois ele vai achar que fez a coisa certa na cama.
14. FAZER SEXO ORAL COM GENTILEZA EXCESSIVA.
Não precisa fazer sexo oral com a mesma vontade que você avança numa torta de chocolate, mas fazer com nojo é o mesmo que não fazer.
15 NÃO CUTUCAR A CABEÇA DELE.
Como já foi dito anteriormente, fazer sexo com uma estátua é extremamente ruim. O fato de vocês puxarem ou empurrarem nossas cabeças durante o sexo oral é um ótimo indicativo de que a coisa está boa.
16. NÃO AVISAR ANTES DE GOZAR.
Como nos preocupamos com o orgasmo de vocês, queremos ajudar a aproveitar melhor cada segundo. Logo, saber quando ele está chegando é essencial.
17. FAZER PERGUNTAS DEMAIS.
Não somos brutos insensíveis, mas convenhamos, cama não é para ficar fazendo mil questionamentos ou perguntando né?
18. DEIXÁ-Lo POR CIMA POR ERAS.
Papai e mamãe até é gostoso, mas para o homem, é a posição menos estimulante visualmente falando. Então, saiba que o homem por baixo, ou a mulher de 4, são muito mais gostosos para nós.
19. LADRAR INSTRUÇÕES.
Não dê gritos de incentivo como um treinador com um megafone. Não é lá muito excitante.
20. INSEGURANÇA.
É normal todo mundo ter um pouco de insegurança, tanto na cama quanto na vida, mas há um limite muito claro para isso. Quando um homem tem que repetir algo pela terceira vez, tenha certeza que já está sendo irritante o suficiente para ser brochante.
21. FALAR ALTO.
Mesmo quando estiver bem longe da cama, jamais fale alto. Gritar é um descontrole que faz o seu homem sentir vergonha e não querer mais saber de ficar ao seu lado.

PÉROLAS DO ORKUT

Paulo, o coelho da perna de pau



O escritor Paulo Coelho, acredite se quiser, criou um blog para divulgar onde as pessoas podem fazer downloads de seus livros de forma gratuita.
Ele disse durante o Digital Live Design que as vendas de O Alquimista saltaram para um milhão de cópias depois que ele disponibilizou o livro na internet. Satisfeito com a divulgação, ele criou o Pirate Coelho, com links para downloads via eMule e servidores de armazenamento de arquivos.
Paulo Coelho explicou que, após colocar a tradução russa de O Alquimista nas redes P2P, as vendas na Rússia dispararam de cerca de 1.000 cópias por ano para mais de 100.000, até chegarem a mais de um milhão.
Isso é pirataria? Quebra de direito autoral? Não se o próprio autor do livro for o dono da loucura! De certa forma, isto é uma tendência que só tem a crescer daqui para frente. Não se pode ganhar dinheiro sem se investir um pouco ou perder uns trocados. Alguns lerão de graça, mas os que não gostam de ler na tela do computador, acabarão comprando.
As indústrias de software, games, grandes gravadoras e editoras deverão encontrar outras formas de ter lucro e conquistar novos consumidores ou acabarão indo à falência, certo Trama?
Eu não sou muito fã de Paulo Coelho, aliás, ando meio sem paciência para qualquer tipo de leitura não técnica, mas para quem gosta ou quer fazer uma média com aquela bonitinha da faculdade que adora literatura, aproveite o site do coelho da perna de pau.

Coisas que eu odeio no Orkut

Todo mundo quer fuçar, mas ninguém quer mostrar - Você não quer pessoas estranhas vendo suas fotos? Então não as publique em um site, oras! Quer trocar mensagens sem ninguém saber? Converse pelo MSN! Quer privacidade? Saia do Orkut!

E o pessoal que fica procurando códigos na internet para ver fotos bloqueadas? Isso só desperta mais o narcisismo de quem bloqueia as coisas.
Todo mundo acha que é modelo - O camarada fica 2 horas se arrumando e passando perfume para tirar fotos para colocar no Orkut. Ninguém aparece feio ou descabelado.

Alguém me explica que raio de sinal é esse?

Naomi Campbell que se cuide…


O que é isso meu Deus? Uma chinchila de olho roxo?

Alguém explica pra esse cara como usar o timer da câmera digital?

Vovó piriguete, não aprendeu a usar o timer da câmera também…

MS Paint é para amadores, viva o Photoshop!

Fakes, spammers e afins - As redes de relacionamentos, principalmente o Orkut, são territórios sem lei. É só criar uma conta e sair espalhando o caos!

Claro que eu lembro de você Arthur! Até já decorei o teu email!

Nossa Joana, tenho que aprender a teclar com uma mão só!


Tudo vira comunidade - Consegue arrotar mais alto que todo mundo? Tem uma prima muito fofux? Então mostre para o mundo, crie uma comunidade e obrigue todo mundo a participar! E não adianta torcer o nariz, todo mundo tem uma comunidade dessas!

Todo mundo participa de tudo - O princípio de funcionamento das comunidades é a discussão e o diálogo entre os seus membros, mas a grande maioria nem sabe para que serve o fórum que cada comunidade tem e apenas entra em várias para se mostrar por dentro de alguma ideologia.


Todo mundo fala ingrêis - Quando recebi o convite para participar do Orkut há alguns anos, o site só possuía um idioma implementado, o inglês. Anos se passaram e vários idiomas foram adicionados ao serviço, mas mesmo as pessoas que não conheceram o Orkut em inglês, não enviam recados, mas deixam scraps! Não visitam os perfis, mas dão uma olhadinha nos profiles! Você adiciona amigos? Que brega! O negócio é addiction ou add! Globalization my friends!