Além das dificuldades que grande parte dos estudantes tem em planejar, organizar e fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), existem outras dificuldades técnicas que é utilizar corretamente os recursos dos editores de texto para uma, duas ou mais tarefas.
Apresento este passo-a-passo (Word 2007) em que tento ensinar como não numerar as páginas iniciais do seu TCC. Quanto a esta questão, já vi algumas curiosidades.
1 – Cobrir de branco;
Inserir uma caixa de texto sobre as páginas iniciais foi a maneira que uma amiga encontrou para que tais números não aparecesse na impressão.
2 – Vários documentos;
O documento com o texto do TCC continha 7 páginas em branco. Enquanto o segundo documento continha as páginas iniciais com a capa, agradecimento, dedicatória, sumário, etc.
São muitos meios criativos para se obter o resultado, porém, isto é mais simples do que você imagina.

As dicas

Em um documento, para você conseguir ter páginas numeradas e outras não numeradas, seja com números arabicos ou com números romanos você precisa saber inserir quebra de seção.
Com a quebra de seção, é possível alterar o layout ou a formatação de uma página ou de páginas do documento. Você pode definir o layout de uma página em coluna única como duas colunas. Você pode separar os capítulos no documento para que a numeração de página de cada capítulo comece com 1. Você também pode criar um cabeçalho ou rodapé diferente para uma seção do documento.
No novo Microsoft Officem, em específico o Word 2007, é possível escolher vários layouts de página na galeria de novos designs de página.
Como inserir uma Quebra de Seção? Veja a imagem abaixo:

São três setas. A primeira aponta para Layout da Página. A segunda para Quebras. A terceira para Próxima Página. Esta ação, deverá ser repetida todas as vezes que a próxima página for um outro assunto, um outro capítulo de seu trabalho. Em suma, você deve inserir uma quebra de seção, na capa, outra na dedicatória, outra para o sumário, … até para o inicio do seu texto.
Quando iniciar o texto do seu trabalho, vá digitando normalmente. Quando terminar um capítulo, insira uma quebra de seção. Feito isto, você poderá modificar a númeração de página quantas vezes quiser ou necessitar.
Digite todo o seu trabalho. Não se preocupe com a numeração. Você pode fazê-la por último, mas, tenha o cuidado de inserir estas quebras de seções entre os capítulos e as páginas que você tem que ter númeração diferente.
Terminou de digitar o trabalho, agora você vai numerar as páginas. Todas elas. Faça como descrito abaixo.
Na primeira página do seu trabalho, clique duas vezes na parte superior do documento, acima de onde começa a sua capa. Ao executar esta tarefa, a Barra de Ferramenta de Botões Rápido vai surgir com todos os recursos para você trabalhar.
Veja abaixo as imagens desta barra de ferramentas Design.


Você pode adicionar números de página, que são associados a cabeçalhos e rodapés, no topo, na parte inferior ou nas margens de um documento. As informações armazenadas em cabeçalhos, rodapés e margens são exibidas esmaecidas, e não podem ser alteradas ao mesmo tempo que as informações do corpo do documento. Para alterar o cabeçalho ou rodapé ou as informações das margens das páginas, faça o seguinte:
Clique duas vezes no cabeçalho ou rodapé e, em seguida, clique na guia Cabeçalhos e Rodapés em Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé.

Ao posicionar o mouse sobre as opções, você obterá outras opções para a numeração das paginas. Os números poderão ser inseridos à esquerda da páginas, no centro, à direita, com contornos, com enfeites, etc.
Todas as páginas estão numeradas. Agora vem a parte chata de se fazer.
Vá para a página que deve ser numerada. Por exemplo, se você deve numerar apartir da página 6, vá para a página 6.
Observe a imagem abaixo com atenção para entender.

A seta do meio, mostra o número da página. Ao lado esquerdo temos duas setas. Esta que aponta para Rodapé – Seção 3, é para você saber que a página 5 do seu trabalho pertence a seção 3. A seta que aponta para baixo, mostra o cabeçalho da página 6, e da seção 4.
Ao lado direito, temos duas outras informações, a saber: Mesmo que a seção anterior. Este é o segredo. O Microsoft Word 2007 está configurado para mostrar os número de páginas sequencialmente, desde a primeira seção, até a última. As páginas serão numeradas sequencialmente, de 1 até a última página.
Agora você, primeiro olhe a imagem seguinte:

Veja o botão em tom alaranjado. E neste botão que você vai clicar para desvincular as seções apartir desta das anteriores. Clicando neste botão, apartir desta seção, vai continuar os números 6,7,8,9… Compare as duas imagens e veja, que na parte de abaixo da seta do canto direito, a de baixo, não tem as informações: Mesmo que a seção anterior.

Volte para o cabeçalho da página anterior (neste exemplo, a página 5), que também é a seção anterior, clica sobre o número da página, e APAGAR. DELETA. EXCLUA O NÚMERO. Como as seções anteriores estão vinculadas, atreladas umas às outras, a numeração das páginas de 1 até a página 5 serão excluídas. Porém, as páginas das seções apartir da página 6 estarão todas numeradas e em sequencia.
Se você tiver a necessidade de começar uma outra numeração no final do documento, você faz o mesmo procedimento, e muda as informações das seções, a configuração dos números para outro qualquer, que o documento começará outra numeração com outro formato.
Deixe de preguiça sujeito(a) já expliquei o mais complicado. Faça um documento qualquer, e teste todas as opções, e você vai descobrir mais.



Iniciar a numeração de página com um número diferente

Se você adicionar uma folha de rosto a um documento com números de página, a segunda página é numerada automaticamente como página 2. Você pode desejar que o documento comece com a página 1.
  1. Clique em qualquer lugar no documento.
  2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página.
    Imagem da Faixa de Opções do Word
  3. Clique em Formatar Números de Página.
  4. Na caixa Iniciar em, digite um número.


    Observação Se você tiver uma folha de rosto e desejar que a primeira página do documento comece com 1, digite 0 na caixa Iniciar em.


Reiniciar a numeração de página com 1 para cada capítulo ou seção
Por exemplo, você pode numerar o sumário como i a iv e o restante do documento como 1 a 25. Se o documento contiver vários capítulos, convém reiniciar a numeração de página para cada capítulo. .
  1. Clique na seção (seção: parte de um documento em que você define determinadas opções de formatação de página. Você cria uma nova seção quando deseja alterar propriedades como numeração de linha, número de colunas ou cabeçalhos e rodapés.) em que deseja reiniciar a numeração de página.



  2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página.
    Imagem da Faixa de Opções do Word
  3. Clique em Formatar Números de Página.
  4. Na caixa Iniciar em, insira 1.


    Fonte: centralcenter.net