Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

AFINAL DE CONTAS, POR QUE OS ÁRABES E JUDEUS BRIGAM TANTO?

Os Árabes

O termo árabe se refere não apenas aos povos da Península Arábica, mas também à um grande segmento da população do Oriente Médio e Norte da África , nas Américas, no Chad, Irã e muitos outros lugares. De fato a maior parte dos 100 milhões de árabes vivem na Arábia Saudita, Jordânia, Qatar, Kuwait, Oman, Emirados Árabes, Bahrain, Iêmen, Iraque, Egito, Síria, Israel, Líbano, Líbia. Argélia, Marrocos, Sudão, Tunísia e Turquia.

Todos os árabes consideram a Península Arábica, seu lar ancestral. Foi onde sua língua se originou e é o local onde está o templo mais sagrado de sua religião, a Grande Mesquita, na cidade de Meca.

Muito antes da fundação do Islã , a Arábia era habitada por tribos, algumas viviam em comunidades permanentes, enquanto outras eram nômades. Essas tribos eram descendentes de algumas das duas ramificações de árabes.

Uma ramificação chamada de "Verdadeiros Árabes" podia traçar sua descendência desde o antigo patriarca Qahtan. A outra ramificação era considerada descendentes de Ismael, filho do patriarca hebreu Abraão. Essas pessoas são chamadas "árabes arabizados", porque se acreditava que vinham do lar original de Abraão, na Mesopotâmia, hoje o Iraque.

A força mais poderosa no Mundo Árabe é o Islã "submissão" ( aos desejos de Alá ). É a religião que molda as atitudes, costumes e a justiça. O Islã é uma religião conservadora, orientada pela tradição baseado na interpretação do Livro Sagrado, o Corão.

A lei no Mundo Árabe é baseada na revelação divina, dada à Maomé, o fundador do Islã. Pelo fato de que as revelações terminaram com a morte de Maomé em 632, a lei se manteve imutável.

O Nacionalismo árabe realmente cresceu no século 20, inspirado pelas idéias européias. A essência do Nacionalismo Árabe foi definida em 1938 "TUDO O QUE É ÁRABE, NA LINGUAGEM, CULTURA E LEALDADE".

Por causa da adesão dos árabes ao Islã, esses ideais de nacionalismo transcendem as fronteiras nacionais. Mesmo assim os Estados Árabes vivem às turras uns contra os outros.


A Palestina

A região entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo que foi conhecida como Palestina, mudou de identidade em maio de 1948. Nesse dia e ano uma parte desse território se tornou o Estado de Israel. A porção adjacente e a oeste do rio foi tomada pela Jordânia em 1948 na Guerra pela independência de Israel.

O significado da Palestina sempre foi maior do que o seu tamanho. Localizada estrategicamente na junção da África e sudoeste da Ásia, a Palestina foi sempre motivo de lutas entre grandes poderes, no Egito e Mesopotâmia, nos tempos antigos. Mais tarde, os cruzados cristãos da Europa ocuparam essas terras, tentando tirar a região do controle muçulmano. Finalmente o Movimento Sionista que procurava restaurar a Lei Judaica na região que já havia sido parte do Reino de Israel.

O Estado de Israel é o resultado do movimento político chamado Sionismo, acrescido do horror que foi a matança de mais de 6 milhões de judeus na II Guerra Mundial.

A Palestina, histórica e geopolíticamente é a encruzilhada das três maiores religiões : Judaísmo, Cristianismo e o Islã. A cidade de Jerusalém tem um significado todo especial para essas religiões.

Para os judeus, a Palestina é o local do antigo Reino de Israel., a terra à eles prometida por Deus. Jerusalém é o local onde existia o Templo.

Para os cristãos, Jesus viveu na Palestina , Jerusalém é o local onde Jesus viveu e pregou. É o local onde Jesus morreu.

Para os muçulmanos, certos locais na Palestina estão associados ao profeta Maomé. Jerusalém é local sagrado para o Islã, embora menos importante do que Meca ou Medina, os muçulmanos acreditam que o profeta Maomé, mensageiro de Deus e líder do Islã, amarrou seu cavalo no Monte do Templo na noite em que subiu aos céus.

A Palestina foi colonizada por tribos semitas desde os primórdios. Era chamada Canaã.

No século 20 a Palestina era governada pela Grã-Bretanha que passou a observar a imigração do povo judeu e auxiliá-los a obter seu pedaço de terra para que pudessem ter um país.


Os Judeus

A história do povo judeu é ligada por um só e inesquecível evento - O Êxodo (partida) do Egito sob a liderança de Moisés.

Durante séculos o povo judeu não teve terras, não existia um país. Seu povo ficou unido sob suas tradições e religião. Havia judeus ( e ainda há) de todas as nacionalidades, nascidos em pátrias diversas , ainda assim eles eram o Povo Judeu.

As terras onde Israel está localizado são consideradas sagradas por três diferentes religiões: para os judeus, Israel é a "Terra Prometida", para onde Moisés levou o povo judeu, para os católicos, é a "Terra Santa", onde Jesus viveu e para os muçulmanos é um local sagrado porque foi em Jerusalém que Maomé teria subido aos céus.

Essa região foi dominada por gregos, romanos e bizantinos. Em 636 era dominada pelos árabes islamitas. De 1099 a 1291 foi invadida pelos cristãos, nas Cruzadas. Em 1516, os turcos a dominaram. Em 1917, os ingleses expulsaram os turcos e instalaram o protetorado da Palestina. Por aí se vê que sempre foi uma região em conflito.

O povo judeu vivia disperso por vários países do mundo e em 1897 foi fundado o Movimento Sionista que pregava a criação de um Estado para o povo judeu. Muitos judeus então começaram a imigrar para a "Terra Prometida". A Inglaterra apoiava a criação de um Estado judeu, por isso, até 1933 a imigração continuou aumentando.

Os árabes não estavam nada satisfeitos com essa história. Com a 2° Guerra Mundial , a perseguição de Hitler ao povo judeu, bem como a todas as mortes e sofrimentos por que passaram, a história desse povo sem país fez com que sua causa despertasse a simpatia e interesse mundiais. Além do que, muitos representantes do povo judeu eram pessoas muito ricas e influentes em diversos países e trabalhavam para que seu povo pudesse voltar a ter uma pátria.

Foi assim que, a ONU fez a divisão, em 29 de novembro de 1947 dos 26 000 km2 da Palestina (o tamanho do Estado de Alagoas). Israel, com 680 000 judeus, ficaria com 55% do território e os 1 milhão e 300 mil árabes ficariam com 45%. Jerusalém foi transformada em Cidade Internacional . Os países árabes, é claro, votaram contra. Mesmo assim a divisão foi aprovada.

Desses 2 Estados só Israel se organizou. No dia 13 de maio de 1948, os ingleses se retiram das terras e, no dia 14 , Israel declarou sua independência. Os palestinos árabes, viraram um povo sem pátria e no dia 15 (dia seguinte à declaração de independência de Israel) o país foi invadido por exércitos de cinco países árabes.

Israel venceu a Guerra da Independência e conquistou 6000km2. Assim passou a ocupar um território de 20700km2 e metade da cidade de Jerusalém. O Egito ficou com a Faixa de Gaza e a Jordânia ficou com a Cisjordânia. O Estado Palestino nunca foi proclamado e 700 000 palestinos tiveram que fugir das áreas ocupadas pelos israelenses, virando refugiados em diversos países.

Israel venceu esses cinco exércitos e conquistou as terras mas, continuou a ser um vizinho odiado por todos os países árabes que o cercam.


ConclusãoPelas notícias mais recentes podemos ver que os conflitos entre árabes e judeus , embora sejam muito antigos estão longe de ter uma solução. Se é que algum dia terão.

Fonte: Revista Superinteressant.

Processadores Intel: Quais as diferenças entre os modelos vendidos atualmente?

A fabricante número um de processadores do mundo disponibiliza sete modelos principais de CPUs com múltiplos núcleos. Talvez você já tenha visto nomes como “Dual Core”, “Core2Duo”, “Core2Quad” ou “Core i7”, no entanto pode ser que você não tenha a mínima idéia das diferenças reais entre eles.

A princípio é fácil perceber que um “Dual Core” possui dois núcleos, mas então o que o “Core2Duo” traz de diferente? Abaixo você vai conferir descrições sobre cada processador, porém este artigo visa apenas descrever as configurações internas de cada um e mostrar o tipo de tarefa que cada um desses CPUs foi designado, por isso não espere uma tabela comparativa com preços e indicações de qual é o melhor.

Pentium D

Lembra dos antigos Pentium 4? Pois é, o Pentium D é a junção de dois processadores Pentium 4. Muitos usuários pensam que o Pentium D é um processador de núcleo duplo excelente, porém a história é um pouco diferente. Assim como acontecia com o Pentium 4, tudo se repetiu no Pentium D.

A Intel precisava colocar dois núcleos com uma freqüência muito alta para conseguir um bom desempenho. A memória cache dos Pentium D é razoavelmente suficiente, porém como a Intel parou de investir neste tipo de CPU, atualmente os valores de memória e até a própria velocidade destes processadores não proporcionam bons resultados em games e aplicativos pesados.

Pentium Extreme Edition

Pelo nome não parece, mas os tais Pentium Extreme Edition são processadores de duplo núcleo também. A diferença entre estes e os Pentium D é, basicamente, que o Extreme Edition é um processador com dois Pentium 4 Extreme Edition trabalhando em conjunto. Com um desempenho um pouco melhor, algumas tecnologias a mais que auxiliam no trabalho pesado, este processador ganhou pouca fama, pois logo foi substituído por outros modelos.

O Pentium 4 Extreme Edition trabalhava com a tecnologia HT (a qual simulava dois processadores num só), a qual permitia um ganho de até 30% em múltiplas tarefas. Como o Pentium Extreme Edition é uma evolução, ele traz dois núcleos que operam com a tecnologia HT. Sendo assim, os dois núcleos do Pentium Extreme Edition simulam dois núcleos virtuais, de modo que o processador disponibiliza quatro núcleos para o sistema.

Core 2 Duo

Atualmente os Core 2 Duo estão entre os processadores mais cobiçados para jogos. Se comparado com os antigos processadores de dois núcleos da empresa, os novos Core 2 Duo mostram uma superioridade incrível. O grande motivo da diferença em desempenho é o novo sistema de núcleo da Intel.

Os antigos Pentium D trabalhavam com uma linha de processamento idêntica a dos Pentium 4, já os tais Core 2 Duo funcionam com a nova tecnologia Core. Com uma freqüência (velocidade) mais baixa, um pouco mais de memória interna, modos mais eficiente de compartilhamento de recursos e alguns outros detalhes, os Core 2 Duo são os processadores mais potentes no ramo dos Dual Core.

O Intel Core 2 Duo é indicado para jogos de última geração, edição de imagem e vídeo, programas matemáticos ou de engenharia e tarefas que requisitem alto processamento. Há vários modelos, sendo que os mais fortes não são viáveis para quem procura montar um PC econômico.

Pentium Dual Core

O Pentium Dual Core surgiu praticamente na mesma época do Core 2 Duo. Tendo a arquitetura (sistema interno de peças) baseada no Core 2 Duo, o Pentium Dual Core trouxe apenas algumas limitações. O tão falado FSB (barramento frontal) tem velocidade menor, a memória interna (cache) do processador é menor e os modelos disponíveis trazem clocks (velocidades) mais baixos.

Para o usuário que procura apenas navegar na internet e realizar tarefas simples, este processador pode ser uma excelente escolha, visto que a relação custo-benefício dele é uma das melhores quando se fala em processadores Intel de duplo núcleo.

Core 2 Quad

Descendentes dos Core 2 Duo, os novos Core 2 Quad nada mais são do que processadores com quatro núcleos e um sistema interno muito semelhante aos seus antecessores. Ainda novos no mercado, os Core 2 Quad apresentam desempenho relativamente alto, porém em algumas tarefas eles perdem para os Dual Core.

O grande problema nos “Quad Core” (termo adotado para falar a respeito de qualquer processador de quatro núcleos) é a falta de programas aptos a trabalhar com os quatro núcleos. Além disso, o custo destes processadores ainda não é ideal para os usuários domésticos.

Core 2 Extreme Quad Core

Apesar da grande performance apresentada pelos Core 2 Quad, a Intel conseguiu criar um processador quase idêntico com maior velocidade. Apresentando dois modelos com a velocidade de clock superior, a Intel criou estes processadores especificamente para gamers e usuários fanáticos por overclock.

A relação custo-benefício é péssima, pois custam quase o dobro dos Core 2 Quad e não fornecem o dobro de desempenho. Em jogos há um pequeno ganho de desempenho, mas nada extraordinário que valha realmente a pena.

Vale ressaltar que há processadores Core 2 Extreme de dois e quatro núcleos. Ao comprar um Core 2 Extreme é importante averiguar se o processador é de dois ou quatro núcleos, pois enganos acontecem e você pode acabar pagando por um processador Quad Core e levar um Dual Core, muito cuidado!


Core i7

A última palavra em tecnologia é o Core i7. A nova linha de processadores da Intel opera com quatro núcleos, velocidade semelhante a dos Core 2 Quad e quantidade de memória cache parecida. As mudanças são diversas, começando pelo suporte de memória DDR3 e abrangendo até o modo de comunicação com os outros itens do PC.

O novo Intel Core i7 traz a tecnologia HT, a qual simula múltiplos núcleos e tende a aumentar o desempenho significativamente para aplicações que trabalhem com a divisão de processamento. Segundo o site da Intel, estes novos processadores podem simular até oito núcleos, isso se o sistema operacional for compatível com a tecnologia.

Como estes processadores são lançamento, o preço deles é astronômico (dificilmente encontra-se um processador dessa linha por menos de mil reais), sendo indicado apenas para entusiastas e pessoas com muito dinheiro. A performance do Core i7 é sem dúvida superior a qualquer outro processador, no entanto talvez não seja uma boa idéia comprar estes processadores agora, visto que não há programas que exijam tamanho poder de processamento.

A Favorita: 12 acontecimentos que não consegui entender

1. Afinal, quem era o verdadeiro pai da Úrsula, filha da Mariana (que namora o Shiva) ???

2. Como assim, depois de tudo que o Silveirinha fez, ele não foi preso no final da novela? E o sequestro do Halley, o sequestro da Lara, a morte do Gonçalo Fontini? Ele ajudou a Flora em tudo e só porque se arrependeu, ficou livre??? Porque cá entre nós, ele não iria se arrepender, se a Florita continuasse lhe tratando bem… ¬¬

3. O que aconteceu com o pai do Dodi e o 5 milhões de dólares???

4. Onde foi parar a Manu??? Continuou presa inocente por causa daquela armação barata do Dodi?

5. Donatela não foi presa por falsidade ideológica e por mentir a sua morte???

6. Cassiano ficou a novela toda lutando pelo amor de Lara e logo no último dia da novela ele simplesmente aceita o término do namoro na maior tranquilidade e ainda de cara já começa a namorar Alicia??? Estranho, não?

7. Afinal, Catarina virou a casaca sim ou não??

8. Flora levou um tirinho de nada no ombro e não reagiu??? Já que a arma continuou praticamente em sua mão…

9. Dedina, antes de morrer pediu que Elias e Damião voltassem a ser amigos. Eles ficaram amigos???

10. A Diva saiu tão rápido da prisão, não acha? Ela cometeu tantos crimes…

11. Depois de tudo que a Flora fez contra a Donatela, e sabendo que essa estava foragida, o casal de pombinhos recém casados, tiveram a coragem de deixar o AP aberto, onde estavam passando a lua de mel??? Donatela achou mesmo, que a Flora iria fugir e nunca mais daria o ar da graça? Me poupe né. ¬¬

12. O que aconteceu com o Norton?? Não foi expulso da fábrica? E o Pimentel? Outro traidor dos Fontini. Poderia pelo menos ter levado também um murro do Halley.