Antes de sabermos a finalidade da desfragmentação é importante entender como funciona o disco rígido.
O disco rígido funciona da seguinte maneira, cada vez instalamos algo, por menor que seja, cada vez que criamos arquivos e os movemos na nossa máquina fazemos com que o que é armazenado no disco rígido fique “espalhado” pelos seus vários setores.
Quando um arquivo de 10 mb, por exempo, é removido o espaço por ele ocupado se torna vago e os demais arquivos mantêm suas posições, ou seja, eles não se movem, criando assim um “buraco” no disco. Posteriormente, ao ser instalado um novo programa, que tenha o peso de por exemplo 20 mb, ele ocupará inicialmente o espaço desocupado pelo arquivo removido (aquele de 10 mb) e como o espaço não será suficiente, ele gravará o tamanho excedente em algum espaço livre. Com isso o computador fica mais lento pois o sistema fica procurando as partes de tal programa. Quando desfragmentamos o disco esses arquivos que estão espalhados irão se juntar.
O desfragmentador organiza todos os arquivos, deixando-os fáceis do sistema encontrá-los, assim deixando o PC mais rápido.