Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, maio 03, 2012

Mais de 50% dos municípios do AM estão em situação de emergência

A CPRM anunciou que na quarta (2) fará o segundo alerta de cheias do ano para a capital. O primeiro previu que este ano, o nível do Rio Negro fique entre 29,06 metros (m) e 29,96 m.
  Moradores de Iranduba tomam banho no local da Estrada da Várzea coberto pelas águas.

Manaus - Mais da metade dos municípios do Amazonas estão em situação de emergência, após o Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec) estender ontem o quadro para outras nove cidades, com 61,8 mil famílias afetadas. A Superintendência do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Manaus, anunciou que na quarta-feira (2) fará o segundo alerta de cheias do ano para a capital.
Os novos municípios incluídos no plano emergencial são Coari, Iranduba, Nhamundá, Manacapuru, Autazes, Urucará, Japurá, Manaquiri e Fonte Boa.
De acordo com moradores de Coari (a 363 quilômetrosa oeste de Manaus) as águas do Lago  Coari começaram a invadir as ruas na sede municipal. Nas pequenas comunidades do interior, ribeirinhos construíram marombas (elevação do piso de madeira) acima do normal para se precaverem da cheia.
O comerciante Archipo Goés, 39, afirmou que esteve no último fim de semana no lago do Mamiá onde vivem diversas famílias, a uma hora da sede do município, a situação é desesperadora. “As casas de muitas famílias estão com água nas portas e plantações inundadas. Esperamos que algo possa ser feito por essas famílias”, disse.
Em entrevista por telefone, o secretário adjunto de Agricultura e Infraestrutura Rural de Coari, Izaque Lima, disse que muitas famílias de comunidades próximas a sede municipal aguardam a ajuda do governo federal com o cartão S.O.S Enchente. “Alguns moradores estão vindo para cidade, já outros preferem ficar porque vivem da pesca e agricultura e aguardam a ajuda humanitária na comunidade”, declarou.
A Defesa Civil de Coari informou ter começado a construção de pequenas pontes na cidade para que os moradores não fiquem isolados.
Os dados da Subcomadec, mostra que 36 municípios estão em situação de emergência totalizando 61,8 mil famílias prejudicadas com a cheia dos Rios Juruá,  Solimões, Purus, Madeira e Amazonas. Dos municípios em situação de emergência, 25 já receberam ajuda humanitária com kits de higiene, limpeza, dormitórios,  medicamentos e cestas básicas.

Segundo Alerta
A CPRM anunciou que na quarta (2) fará o segundo alerta de cheias do ano para a capital.  O primeiro previu que este ano, o nível do Rio Negro fique entre 29,06 metros (m) e 29,96 m. A maior cheia da série histórica (cujos dados são obtidos desde 1902) foi 29,77 me ocorreu em 2009. Os dados apontam que se o nível do Rio atingir a valor máximo da previsão, a região poderá ter a maior cheia da história.
Quanto mais próximo do pico da cheia, que normalmente ocorre em meados de junho, maior exatidão nos dados fornecidos. Desde 1989, a CPRM realiza o monitoramento anual de cheias nos rios Solimões, Amazonas e Negro.  Em Manaus desde 2006 o acompanhamento é semanal.
De acordo com o órgão, os dados divulgados nos alertas servem para que as autoridades planejem estratégias de atendimento às famílias afetadas pela cheia na região.

Fonte: DiárioAm

segunda-feira, abril 30, 2012

Encontro de Magalhães e Omar Aziz Deixa Claro o Cenário Político de Coari.



Nesses dias estamos sendo enxurrado de notícias montadas e fictícias sobre o apoio de Omar Aziz ao Não-Candidato Adail Pinheiro, que todos sabem não poderá se candidatar devido a Lei de ficha limpa. E no dia 24 de abril (terça-feira) foi negado o embargo de declaração pelo TCU, ou seja, sua apelação foi negada. Se você quiser constatar basta acessar o link abaixo:
https://contas.tcu.gov.br/cadirreg/CadirregDetalhePessoa?cod=17192&dt=Fri+Apr+27+22%3A11%3A40+BRT+2012

Durante o Final de semana houve o encontro regional do PMDB e tentativas de renovação de alianças, mas não houve grandes avanços e até mesmo o pré-candidato a prefeito de Manaus não foi anunciado. O Próprio governador não fechou o nome do seu candidato a prefeito de Manaus.

Trecho do Jornal Acrítica:
O governador Omar Aziz (PSD) disse, na última sexta-feira (27), que não descarta uma aliança com Amazonino Mendes (PDT) nas eleições de outubro, e nem se afastará do prefeito por causa do senador Eduardo Braga, presidente do PMDB. “Não descarto, não. O Eduardo tem as suas relações, que eu respeito. E eu tenho as minhas, que ele respeita”, afirmou Omar aos jornalistas.
A declaração do governador  foi feita minutos após sair de encontro regional do PMDB.

Essas afirmações ficaram clara, Hoje durante a inauguração do Complexo Esportivo de Iranduba, Mohamed Aziz, O Governador do Estado Omar Aziz, agradeceu presença de Magalhães durante o Evento: “Quero Agradecer a Presença vinda de Coari do Meu Amigo Magalhães”.

Trecho do Blog do Ronaldo Tiradentes:
O governador Omar Aziz (PSD) fez um discurso forte, hoje, em Iranduba, com recados diretos ao senador Eduardo Braga (PMDB). Omar disse que vai ter um candidato próprio à prefeitura de Manaus.
Ele lembrou que durante os 8 anos em que foi vice-governador (de Braga), nunca foi chamado para opinar sobre candidaturas. “Agora eu sou o governador” – enfatizou, mandando um recado que agora quem escolhe é ele.
A reação de Omar foi uma resposta à entrevista dada pelo senador Eduardo Braga, no Blog da Floresta, onde o líder do governo no Senado declarou que o candidato a prefeito será do PMDB.

Todas essas informações então contradizem as matérias que saíram na Radio Nova Coari e no Blog do Apresentador. Dessa forma, O Walcione Tavares fez apenas especulações e complementou, ou melhor, suplementou a matéria do Jornal ACrítica com uma notícia fictícia, montada para iludir a população de Coari. Uma vez que o governador Omar Aziz caminha independente do Senador Eduardo Braga.