Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, março 25, 2011

Projeto para Internet mais rápida no interior ganha força

 

O pro­jeto orçado em R$ 20 mil­hões para conectar os mu­nicí­pios de Coari, Anamã, Anori, Co­dajás, Caapi­ranga, Manaca­puru e Iran­duba ao cabo de fibra ótica in­sta­lado no ga­so­duto Coari-Manaus, ganhou força com o apoio do Min­istério da Ciência e Tec­nologia e da Tele­brás, em­presa que vai ad­min­is­trar a fibra ótica da Petro­brás. A in­for­mação é do con­sultor téc­nico da Em­presa de Pro­ces­sa­mento de Dados do Ama­zonas (PRODAM), Aristóbulo Araújo An­gelim, que fez parte da comi­tiva de rep­re­sen­tantes do Gov­erno do Ama­zonas que ap­re­sentou o pro­jeto, em Brasília, nos dias 22 e 23 de março, pas­sados. “A Tele­brás acolheu a nossa pro­posta e defin­imos como próximo passo, uma re­união em Manaus, no dia 29 de março, para ini­cia­rmos o de­tal­hamento da im­plan­tação do pro­jeto”, afirma An­gelim. A re­união será re­al­izada na sede da Sec­re­taria  de Es­tado de Ciência e Tec­nologia (Sect), com a pre­sença de rep­re­sen­tantes do Gov­erno do Es­tado, da Tele­brás, Petro­brás e do Min­istério das Co­mu­ni­cações.

A pro­posta para acel­erar a In­ternet no in­te­rior do Es­tado, uti­lizando a fibra ótica in­sta­lada no ga­so­duto Coari-Manaus, está sendo elab­o­rada pela Sect, em parceria com a PRODAM, e pre­tende prover os ativos de conexão de rede de até 10Gbps nos mu­nicí­pios que estão no trecho do ga­so­duto.
 
Outras pro­postas
Além da fibra ótica da Petro­brás, o pro­jeto do gov­erno do Es­tado também prevê a uti­lização dos 107 Km de fibra ótica da Ama­zonas En­ergia, dis­tribuídos nos mu­nicí­pios de Manaus, Iran­duba e Pres­i­dente Figueiredo.  

Outra pro­posta de­fen­dida é a re­al­ização de uma parceria com a Em­bratel, para a uti­lização da fibra ótica da em­presa para prover In­ternet nos mu­nicí­pios que ficam no en­torno da estru­tura de fibra que atrav­essa o Es­tado, como Hu­maitá, Borba e Careiro da Várzea.

Para os mu­nicí­pios que não pos­suem conexão com nen­huma fibra ótica, o pro­jeto do gov­erno do Es­tado prevê ainda a am­pli­ação dos links via satélite do SIPAM e do Gesac, que é o pro­grama de in­clusão dig­ital do Gov­erno Fed­eral. “A ideia é vi­a­bi­lizar, o quanto antes, novas al­ter­na­tivas de In­ternet, já que o Linhão de Tu­curuí está pre­visto para chegar em Manaus apenas em 2013, e não podemos es­perar”, afirma An­gelim.

Linhão de Tu­curuí
O Linhão de Tu­curuí vai ligar o Ama­zonas ao Sis­tema Na­cional de En­ergia e o nú­cleo do cabo de alta tensão – que trará a en­ergia da hidrelétrica de Tu­curuí para Manaus e outros mu­nicí­pios ama­zo­nenses – abri­gará também uma fibra ótica, que poderá ser uti­lizada pelo Es­tado, au­men­tando a ve­loci­dade de conexão da rede de In­ternet.
 
Para os mu­nicí­pios que estão no trecho Linhão Tu­curuí-Manaus (Par­intins, Nhamundá, São Se­bastião do Ua­tumã, Ita­coa­t­iara, Rio Preto da Eva e Manaus), o ganho de ve­loci­dade pode chegar até 100Gbps. “O Ama­zonas ficou fora do Plano Na­cional de Banda Larga por falta de in­fraestru­tura, mas, com o apoio do Gov­erno Fed­eral, poder­emos uti­lizar as estru­turas já ex­is­tentes, e com isso, pelo menos 20 mu­nicí­pios do Es­tado já pode­riam fazer parte do PNBL”, res­salta An­gelim que afirma ainda que as ne­go­ci­ações para in­cluir o Ama­zonas no Plano Na­cional de Banda Larga já estão avançadas. 
 

segunda-feira, março 21, 2011

POR QUE O FACEBOOK ?

O Facebook vem ganhando tanto espaço que está deixando para trás outras redes sociais, como Orkut e até mesmo o Twitter. O motivo é simples: reúne em um único espaço tudo que é necessário para se relacionar com as pessoas e a instantaneidade.

O Orkut está ultrapassado. Pesado, vem perdendo cada vez mais usuários. É líder apenas no Brasil, mas isso está mudando também. O Face é uma onda que vai empurrando todo mundo. E quem não tem, fica para trás. Sem contar que é possível ter até cinco mil amigos. No Orkut, menos de mil.
O Twitter ainda é muito acessado, mas vive lento, baleiando (travando) e continua sem português entre as linguagens, mesmo com tantos brasileiros utilizando. Ter muitos amigos lá não significa que você é popular. Há sites que fazem trocas: você segue alguém que te segue também, mesmo que você não conheça.

Além disso, os tópicos principais (trend topics) são uma farsa. As pessoas manipulam como querem. E muitos utilizam as palavras-chave para divulgar sites de seu interesse. Assim, se alguma coisa está liderando, não significa que seja a palavra mais usada, mas a mais manipulada.

Outro problema do Twitter: você diz alguma coisa e raramente alguém responde. A não ser, é claro, que você seja um artista. Nesse caso, há tantos babões retuitando quanto bajulando. Mas isso acontece em todo lugar...

POR QUE O FACEBOOK?
O Facebook é muito mais aconchegante porque reúne amigos de verdade na maioria da sua lista. Você faz um comentário de alguma coisa e logo seus amigos comentam também. Você compartilha fotos, vídeos, links... Tudo muito fácil. Seu circulo de amizade é mais próximo.

Um detalhe é o botão "Curtir". Você lê alguma coisa postada lá, mas não precisa comentar. Clica apenas em "Curtir", botão que também está disponível em sites e blogs. Enfim, é a melhor opção de rede social no momento.

Coarienses Facebookeiros se encontram em Manaus


Troca de ideias, descontração e muitas risadas, foi assim que aconteceu o 1º encontro de coarienses no último sábado (19.03) na praça Largo de São Sebastião em Manaus.

O encontro foi marcado pela rede social Facebook, onde cerca de 230 coarienses fazem parte de uma comunidade criada por Archipo Góes. O propósito do grupo social é unir virtualmente conterrâneos da terra do gás que moram em Manaus, e até mesmo em outros estados brasileiros e exterior. “Estamos em Manaus em busca de uma graduação e a saudade de Coari é inevitável, este encontro nos dá um retorno às origens e nos faz sorrir de novo”, destacou Naiele Larcerda coariense e estudante de psicologia em Manaus.

Na pauta da noite os coarienses fizeram questão de não discutir política, pois acreditam que o momento é de reencontrar amigos e relembrar a infância e adolescência na rainha de Solimões. “Vivemos na correria da capital e nada melhor que nos encontrarmos em um ambiente histórico manauara para um bate-papo animado e cheio de sorrisos”, disse Kleicio Santos, 25 anos, coariense e estudante de turismo na capital.

A conversa entre munícipes foi tão produtiva que eles já pensam em se reunir novamente em outra oportunidade. “Queremos marcar rodízios, irmos à praia ou cinema e gostaríamos muito de unir mais coarienses nessas oportunidades, que só nos trazem alegria e mais paixão pelo nosso povo”, finalizou Andréia Praia, coariense e estudante de estética.

Para os coarienses que tenham interesse em participar do grupo, basta criar uma conta no Facebook e entrar na comunidade de Coari, os bate-papos acontecem todos os dias pela rede social em horários que variam das 7 da manhã até às 5 horas do dia seguinte.


Islania Lima
Estagiária de Comunicação.
Estudante de Jornalismo/Uninorte

domingo, março 20, 2011

Vírus: As Grandes Ameaças Digitais

Vírus
O conceito básico de vírus é que é um programa malicioso desenvolvido por programadores com altos conhecimentos em informática, que infectam o sistema operacional e geralmente fazem cópias de si mesmo, na tentativa de se espalhar para outros computadores.
Existem vários tipos de vírus, são eles:
*Vírus de boot – Ativado quando o sistema operacional é inicializado, como o anti-vírus neste momento não foi totalmente inicializado, o vírus poderá vir a corrompe-lo de modo a “aceitar” estas entradas infectadas, tornando-se uma grande ameaça aos usuários. Um exemplo bem famoso deste tipo de vírus é o Vírus Ping-Pong.
*Time Bomb – Programados para se auto-ativar em algum momento, baseiam o seu tempo de ativação no relógio do máquina em questão. Alguns exemplos conhecidos são  Sexta-Feira 13, Michelangelo, Eros.

*Worm – Tipo de vírus criado não necessariamente para danificar o computador, mas com o intuito de se replicarem ao máximo. A principio programadores fazem estes tipos de vírus para medir o potencial de sua propagação. Apesar de geralmente não serem feitos para danificar computadores, muitos podem deletar arquivos em um sistema, enviar arquivos por e-mail. O primeiro e mais conhecido worm da história é o Morris Worm.
*Trojan – Permitem acesso remoto para seu criador, envia dados coletados do computador infectado, para seu criador através da internet. Um exemplo deste tipo de vírus é o Netbus.

*Hijackers – Programas ou scripts que “sequestram” navegadores de Internet. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo). Exemplo disso é o MyWebSearch.
*Keylogger – A tradução do inglês é “Capturador de teclas”. Ficam escondidos no sistema operacional e capturam tudo que é digitado no computador. Este tipo de programa pode ser usado tanto para questões plácidas como monitorar o que os seus funcionários andam fazendo no horário de trabalho, como para fins maléficos como roubar senhas. Um exemplo desse tipo de programa é o Actual Keylogger.
*Vírus de Macro – Infecta arquivos do Microsoft Office basicamente. São escritos com o auxílio dos próprios programas office e quando os documentos são chamados eles se auto-executam. Uma maneira de fugir deste tipo de vírus é além de ter um bom anti-vírus, desativar as macros destes aplicativos e só ativá-los quando houver necessidade e tiver certeza de que o conteúdo do documento é inofensivo e seguro. Um exemplo deste tipo de vírus é o Concept, primeiro vírus de macro da história.
Os anti-vírus são o melhor meio de combater os vírus. Atualmente existem alguns muito bons como o kaspersky, o Gdata, NOD32.

Os 10 piores vírus foram:
1.Melissa: Foi o primeiro vírus a se propagar por e-mail. Vírus de macro que funciona em ambiente operacional Windows 95/98, infecta documentos do word 97 e 2000. É acionado quando o documento em questão é aberto. Utiliza o Outlook Express como meio de saída, manda e-mails para 50 endereços diferentes contidos na agenda do programa. Dependendo a hora que é acionado, aparecerá uma mensagem na tela “Twenty-two points, plus triple-word-score, plus fifty points for using all my letters. Game’s over. I’m outta here“. 

2.ILOVEYOU: Considerado o vírus mais devastador pois 1 a cada 28 e-mails que circulavam pela internet em maio/2000 continham o vírus. É classificado como um worm, capaz de fazer cópias de si mesmo. Inicialmente a sua circulação se deu através de e-mail, o assunto do e-mail dizia que era uma carta de amor de um admirador secreto, o que causava a confusão era o arquivo em anexo que originalmente tinha o nome de LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs. Entre as principais atividades do vírus ele baixava um arquivo chamado WIN-BUGSFIX.EXE, que ao invés de concertar erros do sistema, roubava senhas e enviava direto para o hacker criador do vírus. Causou aproximadamente US$10 bilhões de prejuízos.

3.Klez: Vírus do tipo worm, foi a praga virtual que mais conseguiu se propagar na história. Quando um computador está infectado pelo vírus, ele envia automaticamente e-mails, sem que o usuário perceba, muda o campo do destinatário “De” para um destinatário que esta na lista de contatos do infectado, e vai mandando para os outros contatos. Por este motivo fica impossível saber da onde veio o vírus.

4.Code Red e Code Red II: Surgiu no verão de 2001, exploravam uma vulnerabilidade do sistema operacional windows 2000 e NT. Foi escrito com o intuito de realizar ataques DDoS (realizar muitos acessos ao mesmo tempo em um determinado host, fazendo com que o mesmo saia do ar) na Casa Branca. O usuário que tiver o computador infectado com este vírus perderá o controle do mesmo e poderá ter suas informações roubadas pelo hacker e até mesmo ter o computador utilizado para realizar crimes. Um tempo após o surgimento do vírus a Microsoft liberou um patch de correção que resolveu a vulnerabilidade.

5.Nimda: Vírus do tipo worm que começou o seu ciclo em 2001. O nome Nimda trata-se de uma anagrama, se invertidas as letras do nome você encontrará a palavra Admin. Vírus com propagação mais rápida de todos os tempos. O seu alvo principal eram os servidores, foi criado para congestionar a internet. Usava vários métodos para se espalhar, um deles o e-mail.

6.SQL Slammer/Sapphire: Lançado em janeiro de 2003, este novo vírus de servidor causou muita devastação por onde passou. Derrubou vários sistemas importantes, entre eles, o serviço de caixa automático do Bank of America ,  a cidade de Seattle, que sofreu cortes no serviço de atendimento de emergências e a Continental Airlines, que precisou cancelar vários voos devido aos erros no sistema de passagens eletrônicas (em inglês) e de check-in.

7.Mydoom: Vírus do tipo worm que criava porta dos fundos no sistema operacional. O vírus original (existiram muitas variantes), estava programado para iniciar um ataque DDoS, começando em 1º de fevereiro de 2004, o segundo comando faria com que o vírus parasse de se distribuir no dia 12 de fevereiro de 2004. Tempos mais tarde uma variante utilizou os computadores ainda infectados para fazer centenas de requisições a buscadores da internet (inclusive o Google), deixando eles muito lentos e alguns até fora do ar.

8.Sasser: Vírus do tipo worm, que se espalhava de uma maneira diferente. Ao entrar em contato com os computadores vítimas ele instalava o seu código em todos os executáveis que a máquina possuía, e fica a procura de ips para que pudesse atacar mais vitimas.

9.Leap-A/Oompa-A: Lançado em 2006. O primeiro vírus desenvolvido para atacar computadores Mac. Usava o programa iChat para propagar-se nos computadores Mac vulneráveis. Depois de infectado o vírus envia uma mensagem para cada pessoa da lista com um aparentemente inofensivo arquivo jpg.

10.Storm Worm: Vírus do tipo Cavalo de Troia. Detectado pela primeira vez em 2006. Obteve este nome porque uma das mensagens infectadas que enviava tinha como assunto: “230 mortos em temporal na Europa”. Transforma o computador infectado em zumbi, vulnerável ao controle remoto da pessoa responsável pelo ataque.

Conclusão: Como pode ver, existem muitas pessoas com grandes conhecimentos em informática pronto para usar isso contra pessoas inocentes, o que tem que se ter em mente é sempre desconfiar de e-mails com remetentes estranhos, ou com anexos não solicitados.

Fonte: Informática Inteligente

Os 10 mais ricos do mundo 2011

A Forbes divulgou este mês a lista atualizada das pessoas mais ricas do mundo. Confira os dez mais do mundo:
- Diz aí, o que você faria com US$ 74 bilhões?

Fonte: lista10.org

Ficha Limpa sob análise no STF

Aristide Furtado

 
Corte do Supremo voltará a analisar a validade da Ficha Limpa em sessão marcada para a próxima quarta-feira (23). (Divulgação/STF)
 
A atual composição da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) poderá ser alterada se o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir na próxima quarta-feira (23) que a Lei da Ficha Limpa não deveria ter surtido efeito na eleição de 2010. Se a decisão do Supremo for favorável aos candidatos ficha sujas, o ex-deputado Wilson Lisboa (PCdoB) vai tomar a cadeira hoje ocupada pelo ex-prefeito de Manacapuru, Washington Régis (PMDB).

A questão da Lei Ficha Limpa vai ser analisada no julgamento do  recurso do candidato Leonídio Bouças (PMDB). No ano passado ele disputou um mandato de deputado estadual em Minas Gerais. Mas teve o pedido de registro negado por ter sido condenado por improbidade administrativa porque usou a máquina pública para ser eleito deputado estadual em 2002. À época ele era secretário municipal em  Uberlândia (MG).

O ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro, também barrado com base na ficha limpa, aguarda decisão do STF. Ele obteve 22.041 votos. Na mesma situação encontra-se o ex-deputado estadual Walzenir Falcão (PMN), que recebeu 18.924 votos. E o ex-prefeito de Careiro Hamilton Villar (PCdoB).

O ex-deputado Nelson Azedo (PMDB), que ganhou 20.144 votos, foi outro enquadrado na ficha limpa. Mas conseguiu ter os votos validados por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE. O ministro entendeu que o fato que gerou o impedimento de Azedo (a cassação do mandato) ocorreu depois do pedido de registro.  Ele é segundo suplente na Assembleia Legislativa.

Contudo, o único que pode se dar bem com uma decisão favorável do STF é Wilson Lisboa. Isso porque os votos dos demais candidatos barrados, mesmo que forem contabilizados, não alteram o quociente eleitoral (número mínimo de votos para assegurar uma vaga). O PCdoB Lisboa conseguiu 58.515 votos. O quociente para deputado estadual somou 60.716 votos. com a votação do ex-deputado os comunistas ganham uma vaga na ALE-AM.  E Régis, que ficou com a última vaga conquistada pela coligação Avança Amazonas,  passará a condição de primeiro suplente.

O Supremo Tribunal Federal volta a discutir a validade da Lei da Ficha Limpa com a lista de ministros completa devido a entrada do mais novo membro da Corte, Luiz Fux. Caberá a ele dar o voto de desempate na matéria que, em análise no ano passado, recebeu cinco votos a favor e cinco contra. Votaram a favor a ministra Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Brito e Ellen Gracie. Contra a aplicação imediata da Ficha Limpa se posicionaram Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cesar Peluso.

Fonte: ACrítica

Câmara Municipal de Coari no interior do Amazonas, rejeita contas de Adail Pinheiro

Adail Pinheiro teve registro de candidatura negado pelo TRE-AM nas eleições de 2010 porque foi classificado como ficha-suja (Márcio Silva)
 
A Câmara Municipal de Coari desaprovou a prestação de contas do ex-prefeito Adail Pinheiro (PRP) do exercício de 2001  seguindo parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Corte condenou o ex-prefeito a devolver  R$ 7,5 milhões aos cofres públicos.

A devolução do recurso, contudo, depende de condenação na Justiça Comum, em representação assinada pelo Ministério Público do Estado (MPE). 

A decisão da Câmara Municipal de Coari, que tem caráter político, nada altera na esfera eleitoral. Para determinar se um candidato pode ou não concorrer a Justiça Eleitoral leva em conta o julgamento do órgão técnico, o tribunal de contas. 

Nesse sentido, o ex-prefeito, além da conta de 2001, também teve as de 2002 e 2006 rejeitadas pelo TCE/AM. Essas prestações de contas também vão passar pelo aval dos vereadores.

Segundo o presidente da CMC, Iran Medeiros (DEM), nas duas prestações de contas, o  TCE apontou desvio de R$ 20 milhões. A lista de irregularidades inclui fraudes em licitações, pagamentos indevidos de gratificação, despesas  sem licitação dentre outras.

Adail teve o  registro de candidatura a deputado estadual negado em 2010 devido a condenação do TRE/AM  por abuso de poder econômico em 2008, porque distribuiu R$ 4 milhões em brindes no dia das mães para beneficiar o candidato dele a prefeito, Rodrigo Costa, que à época era vice-prefeito. Costa venceu. Mas, em 2009, foi cassado pelo TRE/AM.
  
Exercício 2002 será julgado dia 22
No próximo dia 22 a Câmara volta a se reunir para julgar a prestação de contas de 2002. A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Adail Pinheiro, através da sua assessoria de imprensa, mas não obteve resposta.