Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, abril 14, 2007

Evento - Software Livre

Quarta edição do Encontro de Software Livre do Amazonas acontecerá em maio

Colaboração: Amanda Mota - Comunidade Sol Software Livre

Informações: http://eslam.comunidadesol.org/

De acordo com a comissão organizadora do evento, estão sendo esperadas pessoas dos mais diversos ramos de atividade entre estudantes e professores dos cursos relacionados à Ciência da Computação, técnicos e profissionais de áreas afins, além de interessados em entender como funciona o movimento software livre e conhecer os benefícios e as potencialidades dos programas de computador que possuem licenças não-proprietárias.

Acontece em Manaus nos dias 25 e 26 de maio, o IV Encontro de Software Livre do Amazonas, que tem por objetivo proporcionar aos participantes um espaço de discussão e divulgação do uso de software livre nos mais diversos segmentos da sociedade, bem como aprofundar o debate sobre a produção e o uso do software livre. O evento será realizado no Studio 5 Centro de Convenções. Estão confirmadas as presenças de palestrantes de renome nacional e internacional, como Marcus Mazoni, Sérgio Branco, Sandro Melo e John Maddog Hall.

O Encontro de Software Livre do Amazonas (ESLAM) é o maior evento de software livre da região Norte do Brasil. De acordo com Marcelo Ferreira, presidente da comissão organizadora do evento, as edições anteriores revelam que o evento contribui para uma contínua melhoria nas discussões e no aprofundamento acerca do debate sobre software livre, inclusão digital e seus desdobramentos. Isso tem acontecido por que o ESLAM se tornou um espaço aberto e democrático, onde os diversos setores da sociedade interessados em software livre procuram participar do evento. Além disso, as empresas têm um espaço para divulgação de seus produtos e serviços baseados em software livre, fazendo com que o público interessado possa ter acesso a essas empresas de maneira facilitada, afirma Marcelo.

O IV ESLAM é uma realização da ONG manauara Comunidade SOL Software Livre, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comecial (SENAC/AM) e Clube do Hacker. Seus partocinadores oficiais são Prefeitura de Manaus, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Centro de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Instituo Nokia de Tecnologia (INDT) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Para esta edição, estão sendo esperadas pessoas dos mais diversos ramos de atividade entre estudantes e professores dos cursos relacionados à Ciência da Computação, técnicos e profissionais de áreas afins, além de interessados em entender como funciona o movimento software livre e conhecer os benefícios e as potencialidades dos programas de computador que possuem licenças não-proprietárias.

Software Livre
Software Livre são programas de computador cuja licença de uso não é proprietária, ou seja, quem o adquire, possui o direito de usá-lo para todo e qualquer fim, tendo, inclusive, a permissão de alterá-lo completamente. A única proibição feita aos seus usuários (pelas instituições que atuam no desenvolvimento e manutenção dos softwares) é a de torná-lo um software proprietário.

O movimento do Software Livre consiste no compartilhamento do conhecimento tecnológico. Teve início na década de 80 e se espalhou pelo mundo levado pelas teias da rede mundial de computadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: