Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, outubro 18, 2009

Usuário Ubuntu de primeira viagem - Parte II

Na semana passada, você conferiu as dificuldades que nossas cobaias enfrentaram ao usar o Linux pela primeira vez.

O Rafael não conseguiu se entender com a instalação de alguns plugins. O Flash foi um problema em particular. Já para a Letícia, o problema maior foi rede sem fios e MSN.

Para ajudar nossas cobaias – e também todo mundo que se depara com o Linux e com essas dificuldades pela primeira vez, fomos buscar ajuda de um especialista. Aí, com quem entende, a coisa ficou mais fácil. A solução para o Flash ficou assim:

“Havia várias aplicativos para resolver o problema do Flash que ele queria instalar. Ele instalou vários aplicativos, mas na realidade ele precisava instalar um só. E o sistema operacional deveria instalar os requisitos para aquela aplicação”, esclarece o analista de sistemas, Marcelo Leal.

A dica é a seguinte: ao instalar um novo plugin, desinstale primeiro o anterior para evitar qualquer risco de conflito. Na verdade, o sistema operacional bem que poderia acusar este problema, algo que não aconteceu.

Já o comunicador instantâneo... aqui, o problema foi o excesso de opções. A Leticia escolheu um aplicativo que não é o melhor entre os oferecidos.

“Ela tentou instalar o ‘aMsn’, mas junto com o próprio Ubuntu já vem uma aplicação que fala vários protocolos, já fala o MSN da Microsoft.Eu instalei com ela, coloquei a configuração, é bastante simples, e funcionou”, conta o especialista.

Mas, aí, você pode se perguntar: tá bom, então eu vou ter de chamar um especialista sempre que tiver que resolver um problema no Linux? As novas versões da plataforma não estão mais amigáveis, como o pessoal da comunidade não se cansa de repetir? Na verdade, pense um pouco.

Quando você tem uma dúvida com relação ao Windows, você pergunta ao seu vizinho, amigo ou colega porque a grande maioria das pessoas usa essa mesma plataforma. Aliás, alguém que utilizar o Windows pela primeira vez também deverá enfrentar problemas parecidos com os das nossas cobaias! Portanto, procure ajuda de alguém que também utiliza a plataforma. Afinal, tudo é uma questão de experimentação. Existem vários forums para que você possa tirar suas dúvidas, e o pessoal da comunidade Linux costuma ser bem solícito e amigável.

Se você quiser saber os endereços desses sites de ajuda, acesse os links no início da matéria. Ah, e o Marcelo também disponibilizou o blog e o email dele caso você queira trocar uma ideia com relação ao sistema operacional Linux. Acesse já!

Links desta matéria:
Blog do Marcelo Leal (Putz Blog em Inglês)
Ubuntu Forum

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: