Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, março 29, 2010

Debate: dá para usar a Wikipedia para trabalhos escolares e da faculdade?

Livre-se do estigma e do preconceito que ronda a enciclopédia livre e conheça os benefícios de usá-la da maneira correta.


Imagine a seguinte situação: você é um estudante e um dos professores solicita uma pesquisa sobre determinado assunto. Agora responda rápido: qual é o primeiro site que você consulta? Bem, provavelmente a grande maioria das pessoas faria uma busca no Google e clicaria no primeiro resultado, que tende a ser a Wikipedia.
A iniciativa de Jimmy Wales ao criar o grupo que mantém a enciclopédia tinha a intenção de desenvolver uma ferramenta que pudesse ter contribuições de qualquer pessoa, a respeito de qualquer assunto e tornasse o conhecimento mais acessível. Ela foi fundada em 2001 e cresceu rapidamente até atingir o sucesso que ostenta hoje.
Entretanto, assim como diversos serviços disponíveis na internet, o excesso de difusão e principalmente a grande quantidade de mãos com acesso livre à edição do conteúdo fez com que vários problemas surgissem.
Hoje, as várias opiniões sobre o site se dividem. Uns dizem que o conteúdo não é confiável, outros que há poucas informações ou elas são incompletas e há ainda aqueles que abominam sua utilização. Lógico, não podemos nos esquecer daqueles que defendem a enciclopédia e acreditam ser uma ótima fonte de pesquisa.
Wikipedia
Quem está certo?
Todas as afirmações acima são parcialmente verdadeiras. A intenção deste artigo é esclarecer algumas delas e ajudar a entender alguns porquês, além de viabilizar maneiras para melhorar a forma como você utiliza a Wikipedia, pois ela é SIM uma ótima fonte de pesquisas, desde que usada da maneira correta.
A primeira coisa a ser comentada é que a palavra “pesquisa” significa muito mais do que simplesmente digitar termos na caixa de busca do Google, clicar no primeiro link — que muitas vezes é da Wikipedia — e dar "Ctrl + C, Ctrl + V" em páginas inteiras, sem ler um parágrafo sequer.
Exemplo do que não fazer
Problemas
Quando alguém pede uma pesquisa espera que, no mínimo, sejam consultadas duas ou três fontes diferentes. Também é bom que os textos delas sejam comparados, o próprio pesquisador ou estudante chegue a conclusões e adquira conhecimento suficiente para escrever o próprio trabalho sobre o assunto.

De olhos bem fechados
Um fato alarmante a respeito da utilização acadêmica da Wikipedia é a grande quantidade de estudantes que gosta da ferramenta e faz uso indiscriminado dela, sem dedicar qualquer raciocínio ao que está escrito.
Isso acontece porque os padrões adotados pela enciclopédia são muito próximos daqueles necessários para a apresentação de trabalhos, criando uma armadilha ótima para pegar estudantes desprevenidos e causar notas baixas na escola ou faculdade.

Clone mal feito
O primeiro erro está na atitude de muitos, que simplesmente copiam páginas inteiras sem trabalhar alguns minutos na leitura. Além de a cópia ser facilmente detectada, já que suas páginas vêm de resultados de busca com termos óbvios, pode haver conteúdo simplesmente absurdo, pois qualquer pessoa pode tê-lo escrito.

A verdade vos libertará
Outro problema ocorre com aqueles que consultam os artigos da Wikipedia e aceitam o que leem como verdade sem levantar questionamentos ou colocar em dúvida qualquer informação. Lembramos novamente que uma pesquisa só é boa quando diversas fontes são consultadas para que os dados sejam confirmados.
A título de exemplo, um fabricante de processadores dizer que seu modelo é melhor não significa que ele realmente é. Deve-se procurar provas que sustentem a afirmação, pois só assim ela poderá ser tomada como correta e deixará de ser uma mera propaganda. Tais provas são encontradas somente com pesquisa genuína.
Referências
Sendo assim, é errado dizer que o conteúdo da Wikipedia é bom ou ruim, pois diversas pessoas ao redor do mundo podem editá-lo. Parte delas está comprometida com a veracidade e precisão das informações, mas há as que simplesmente pensam que seu próprio conhecimento é o suficiente para escrever um artigo, deixando de lado as fontes que confirmam suas declarações.

Proibido Wikipedia!
Alguns professores, ao solicitarem trabalhos, já dizem que não aceitam pesquisas feitas no Google ou Wikipedia. Isso acontece porque muitos deles já decoraram diversas páginas do serviço devido à grande quantidade de cópias descaradas entregues por alunos anteriormente.
A proibição, além de não surtir efeito, fez com que os alunos simplesmente parassem de dizer que a pesquisa foi realizada justamente no site que não podia ser consultado.
Contudo, é um preconceito infundado proibir um serviço tão útil por causa de pessoas que não sabem usá-lo. O que falta é orientação para que as ferramentas disponíveis na internet sejam usadas da maneira correta.
Conselhos
As páginas da enciclopédia livre têm todo tipo de informação, algumas muito bem trabalhadas, outras com dados faltantes ou imprecisos e, por isso, quem as consulta deve ter muito cuidado, por melhor e mais interessante que o conteúdo pareça.

A primeira, mas não a última
O que você deve ter sempre em mente ao consultar a Wikipedia é o seguinte: o site pode ser sua primeira fonte de pesquisa, mas nunca deve ser a última. Não há problema algum em consultá-la, desde que ela não seja a única.
“OK! Já entendi! Mas onde eu encontro outras fontes?” A resposta está na própria Wikipedia. Os artigos bem escritos geralmente vêm recheados de links no rodapé da página, indicando de onde os dados foram retiradas as informações. Observe:
Ligações externas
Os links quase sempre contêm informações mais precisas e detalhadas sobre o assunto pesquisado e, se você tiver um pouquinho de sorte, as páginas visitadas conterão mais links para outras fontes. Ou seja, um dos melhores usos para a Wikipedia é como uma porta de entrada para as reais fontes de conhecimento, que geralmente estão listadas no inferior da página.
Pense nela como uma ferramenta que dá um resumo da informação de que você precisa, para que você consulte antes de visitar páginas especializadas, que certamente têm textos mais densos.

Inglês vs. português
Infelizmente, é fato que o maior e melhor conteúdo da Wikipedia está em inglês — exceto para informações regionais, como dados demográficos de cidades brasileiras. Os motivos vão desde a difusão da língua inglesa até a quantidade maior de pessoas que falam o idioma e estão comprometidas com a qualidade do conteúdo.
Se você tem bons conhecimentos da língua, é sempre recomendável olhar primeiro o conteúdo disponível em inglês, pois a quantidade de fontes é maior e será possível encontrar mais informações. Alguns assuntos nem possuem artigos em idiomas que não são o inglês.
Inglês vs. Português
Caso você não tenha conhecimento do idioma, procure sempre os links no rodapé da página, pois a disponibilidade de dados em português, dependendo do assunto, também é grande, principalmente se houve iniciativa para tradução do conteúdo em inglês.

Novidades
A Wikipedia está em constante evolução. Todos os dias são incorporados novos serviços e agregadas novas ferramentas. Uma delas, que será amplamente utilizada quando o HTML5 sair, é a possibilidade de fazer upload de vídeos e incluí-los nos artigos.
Para desgosto da Adobe, o formato escolhido não foi o FLV, que é usado na maioria dos serviços de vídeo mais utilizados do momento. Como o comprometimento da Wikipedia é com o conteúdo livre, o formato ecolhido foi o Theora, que é completamente gratuito e de código-fonte aberto.
Saiba mais sobre esta novidade entrando no site oficial, que até ensina como fazer a conversão de vídeos para o formato correto e sugere programas também gratuitos que executam essa tarefa.
***
Resumindo: a Wikipedia não pode ser considerada uma fonte ruim de informação, mas ela deve ser usada com cautela. Quem pretende fazer pesquisas com ela deve sempre ter em mente que qualquer pessoa pode editá-la e, por isso, suas informações podem não condizer com a verdade.
O ideal, conforme aconselhamos, é sempre recorrer aos links presentes no rodapé da página, pois geralmente eles contêm tudo de que você precisa para fazer um bom trabalho.
E acima de tudo, NUNCA, jamais copie o texto que você leu. Faça suas anotações, tire suas conclusões e produza o seu próprio texto. Fazendo isso, sua nota de aprovação estará garantida.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: