Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Use seu Twitter em Português

Uma das maiores críticas dos usuários do Twitter sempre foi a de que a rede social ainda não está disponível oficialmente em português. Mas e que tal usá-la no nosso idioma? O Grupo Dicas em Geral criou uma solução para o problema. Veja como é fácil de usá-la.
Primeiramente, você precisa ter o navegador Mozilla Firefox instalado e rodando em seu computador. Se você ainda não tem, clique aqui, baixe e instale-o (em breve apresentaremos a tradução para outros navegadores, aguarde).
Um dos recursos interessantes do Firefox é a possibilidade de instalar Add-ons, ou seja, plugins que tornam o navegador ainda mais funcional. Utilizaremos uma para esta dica, chamada de FoxReplace. Clique aqui
essar a página de download. Assim que a página carregar, clique no botão verde nomeado Add to Firefox.
imagem centro twitter 1
Por medidas de segurança, o Firefox não instala automaticamente as extensões. Então, você verá uma barra amarela no topo da página. Clique no botão Permitir.
imagem centro twitter 2
Novamente, o Firefox não instalará automaticamente a extensão. Mas desta fez aparecerá uma pequena janela, com breves informações sobre o Add-on. Espere por quatro segundos e clique no botão Instalar Agora.
imagem centro twitter 3
Aguarde até que seu computador faça o download e instale a extensão. Dependendo de sua conexão com a Internet e da carga da rede, o processo pode demorar alguns minutos. Por favor, seja paciente. Caso apareça algum erro, repita os procedimentos descritos acima.
imagem centro twitter 4
Para que o Add-on passe a funcionar, é preciso reiniciar o navegador. Para fazer isso, clique no botão Reiniciar o Firefox que o navegador automaticamente se fechará e abrirá.
imagem centro twitter 5
Assim que o navegador for iniciado, uma pequena janela será exibida no canto superior esquerdo da tela, indicando os complementos que você tem instalado e também que foram instalados novos complementos. Mas, como nosso objetivo é usar o FoxReplace, encontre-o na lista, clique sobre seu título (em negrito) e clique no botão Opções.
imagem centro twitter 6
Uma janela se abrirá. Nesta janela, iremos configurar as opções do Add-on, indicando como ele trabalhará para nós.
imagem centro twitter 7
O primeiro passo é marcar a opção Update from URL, para importarmos as preferências de um dos servidores do Grupo Dicas em Geral (por meio de uma URL). Lembre-se: Se clicar no botão Import from URL provavelmente dará algum erro. Portanto, insira os valores informados sem clicar ali. Vamos preencher os campos com as seguintes informações:
Period (minutes): 1440
Marque (selecione) também as opções Substituir automaticamente no carregamento da página e Substituir endereços (links e fontes de imagem) e clique no botão Fechar.
imagem centro twitter 8
Feito isso, reinicie seu Firefox (navegador) para que ele possa baixar o dicionário online.
A partir de agora, todas as vezes que você acessar o Twitter basta esperar alguns segundos que a mágica se fará realidade, ou seja, ele se auto-traduzirá. Veja só o resultado:
twitter em portugues
Pode ser que o navegador pareça “travado”. Mas não se preocupe, ele está apenas fazendo o trabalho pesado por você. Após alguns segundos ele voltará ao normal. E caso você carregue mais Tweets ou mesmo use o novo Twitter, pode apertar a tecla F2 do seu teclado para traduzir a página manualmente.
Caso surjam novas alterações no Twitter, você receberá a atualização da tradução automaticamente. E se por acaso você notar algum erro na tradução, por favor, entre em contato conosco e notifique-nos.
Aproveite o Twitter em Português! Ah, não se esqueça de divulgar a ideia para seus amigos! :D
Lembrando que, daqui alguns dias, estaremos divulgando novas soluções para outros navegadores além do Firefox. Fique ligado aqui no site. Em breve, novidades! ;) 


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: