Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, abril 06, 2007

Banda C Digital


No mundo todo há várias maneiras de sintonizar uma emissora de televisão via satélite e a utilização de parabólicas abertas ou fechadas oferece mais opções que as usualmente conhecidas pelo público em geral .

Somente no Brasil temos um número de aproximadamente 10 milhões de antenas parabólicas teladas instaladas mas infelizmente a grande maioria ( mais de 90 % ) conta apenas com receptor analógico , cuja transmissão é inviável economicamente falando e nós somos um dos últimos países do mundo a usar esse meio de transmissão .

A utilização de um receptor analógico permite hoje a sintonia de 23 canais abertos no Satélite Brasilsat B1 , o único da série Brasilsat a utilizar esse sistema analógico , mas com o uso de um receptor digital o número de canais no próprio Brasilsat B1 começa a se multiplicar . São somente em sinais abertos ( fora os fechados ou codificados ) mais de 20 canais no próprio Brasilsat B1 .

Mas o importante é que não existe somente a Banda C Digital , há também a Banda Ku ( que transmite numa freqüência mais alta ) e também tem muitos canais abertos para livre sintonia , desde que com o receptor correto .

A transmissão se dá em MPEG 2 e em cada transponder que abriga com dificuldade 2 canais analógicos pode-se carregar até 10 ou mais canais em MPEG 2 com qualidade de som e imagem em nada comparável ao sinal analógico .

O problema atualmente no Brasil é o custo ainda elevado dos receptores , mas a quantidade de canais que passa-se a receber em seguida compensa o investimento pois não se paga assinatura para isso . Deve se lembrar sempre que todo o custo é devido ao Dólar ( atualmente acima de R$ 3 ) .


--------------------------------------------------------------------------------

CUSTOS

A maior quantidade de e-mails que recebemos por pessoas que querem entrar no Mundo da Recepção Digital via Satélite é quanto ao custo de instalação de um sistema completo com Rastreador .

De início é preciso decidir-se por um sistema com Antena Fechada ( mais adequada a recepção de Banda Ku ) ou Antena Telada ( mais adequada para recepção de Banda C ) . Como a grande maioria dos interessados já têm uma Antena Telada fixa no Brasilsat B1 ( Só no Brasil são mais de 10 milhões dessas antenas ) é sobre ela que falaremos mais .

Para receber os vários satélites de Banda C Digital é necessário uma Antena Telada de 2,4 metros de diâmetro no mínimo , lembrando que quanto maior a antena melhor o ganho de sinal e o custo de antena dessas instalada e com receptor analógico para os canais abertos do B1 é de cerca de R$ 400 .

Para poder receber os canais digitais é necessário um receptor Digital , cujo varia de 400 reais a 450 dólares no preço do dia ( +/- 1150 reais ) . Com um receptor digital acoplado numa antena fixa no Brasilsat B1 já se somam mais 20 canais digitais aos 25 analógicos disponíveis hoje ( a entrada e saída de novos canais é uma constante ) , entre esses canais destaque-se o Canal " Band News " que não é codificado .

Atenção para importante novidade : A Century - indústria nacional lançou recentemente um receptor Digital MPEG 2 DVB ( Indicado para recepção dos canais digitais que citamos nessa Home Page ) por um custo próximo de 300 reais . O menor custo entre todos os receptores que pode-se encontrar no mercado com a vantagem de ter garantia no Brasil e da marca Century que é conhecida .

Mas para um perfeito aproveitamento do sistema Digital é necessário instalar uma base movel ( ou base Polar ) que serve para se buscar todo eixo de Satélites sobre o território brasileiro e uma base polar custa mais ou menos uns 350 a 400 reais .

Para a Base Polar servir para alguma coisa é necessário instalar na mesma um sistema de busca manual - popularmente conhecido como Manivela , ou motorizado com um rastreador interno .

Uma manivela adicionada a base Polar da Antena custa 100 reais aproximadamente e um Sistema Motorizado com rastreador tem custo aproximado de 700 reais .

Uma adaptação a nível de LNB às vezes é necessária pois há satélites que têm transmissão Linear ( Todos Brasilsats , PAS e alguns Intelsats ) e outros têm polarização Circular ( Entre eles o excelente NSS 806 e alguns Intelsats ) . Para isso se adapta uma placa Dielétrica no alimentador do LNB ou utiliza-se modelos específicos para recepção Circular e Linear .

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: