Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, julho 19, 2007

Vovó sueca tem banda larga de 40 Gbps

SÃO PAULO – Uma avó sueca de 75 anos está desfrutando a conexão doméstica mais rápida do mundo.

Sigbritt Löthbergs tem em sua casa, na cidade de Karlstad, na Suécia, um link com capacidade nominal de 40 Gigabits por segundo. Com este link, a vovó sueca poderia, por exemplo, baixar um DVD completo em alta definição em apenas dois segundos.

Dona Sigbritt é mãe de Peter Löthberg, um membro do conselho sueco de internet e tecnologia. Peter conseguiu a super conexão para sua mãe usando a infra-estrutura de uma operadora local, que buscava uma maneira de divulgar novas tecnologias que permitem expandir a capacidade de banda larga da internet.

Segundo o jornal sueco The Local, a escolha da senhora Sigbritt faz parte de um plano de marketing para divulgar a banda larga. A cidade de Karlstad quer mostrar que é possível oferecer serviços web com capacidade de tráfego de dados muito superior a atualmente em uso no mundo.

A empresa municipal de internet criou uma nova modulação para tráfego de dados que, dizem seus desenvolvedores, multiplicam a velocidade da rede sem aumentar seu custo de implementação. Uma das características desta rede é fazer os dados trafegarem por longas distâncias (até 2 mil quilômetros) usando um único roteador, por tanto diminuindo os dispositivos “intermediários” no tráfego de dados.

A cidade espera que os testes possam incentivar empresas a explorar comercialmente novas tecnologias que ampliem a velocidade no tráfego de dados na internet.

Peter Löthberg disse ao jornal sueco que instalar a super conexão na casa de sua mãe foi muito simples. Peter disse que a única dificuldade que enfrentou foi ensinar sua mãe, que nunca teve um PC, a usar o Windows.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: