Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, outubro 04, 2007

Expressões para buscar arquivos, mp3 e videos no Google

Semana passada eu disse que encontrei a trilha do espetáculo do Cirque Du Soleil usando expressões de busca no Google e muita gente me perguntou sobre essas expressões.
Essas expressões na verdade são parâmetros passados para o sisterma de buscas que informam onde e quais tipos de arquivos aquela busca deve retornar.
Quem trabalha com internet ou conhece um pouquinho do Apache (servidor web mais usado do mundo), sabe que expressões como “last modified”, “index of” e “parent directory” são encontradas em pastas do servidor disponíveis na web, quando não existe um arquivo index ou default para assumir a condição de documento principal.
Normalmente nestas pastas, os webmasters, usuários da máquina e administradores do sistema costumam guardar seus arquivos online e quando o diretório é indexado pelos bots de busca do Google, os arquivos são facilmente encontrados.
Vamos aos exemplos:
Para buscar músicas nos formatos mp3, wma e ogg, copie a expressão abaixo e cole no formulário de buscas do Google, colocando entre aspas o nome da banda ou da música:
intitle:index.of +”last modified” +”parent directory” +(mp3wmaogg) +”nome da banda ou música aqui” -htm -html -php -asp
Para buscar e-books em diferentes formatos, colocando entre aspas o nome do livro ou do autor:
-inurl:htm -inurl:html intitle:”index of” +(”/ebooks””/book”) +(chmpdfziptxtlit) +”nome do livro ou do autor“
Para buscar arquivos de video:
intitle:index.of +”last modified” +”parent directory” +(mpgwmvaviflv) +”nome do filme ou video” -htm -html -php -asp
Para buscar arquivos para celulares, como ringtones e videozinhos:
intitle:index.of +”last modified” +”parent directory” +(qcpmidm4amp4) +”nome do toque ou do video” -htm -html -php -asp
Essas expressões permitem diversos tipos de combinações, é só botar a cachola pra funcionar e montar a sua expressão customizada, de acordo com o que você está buscando.
Falando em buscas, você sabe o que o brasileiro mais procura na internet? Dê uma passada pela página de estatísticas de busca do Google no Brasil e confira as palavras mais procuradas. Lá é possível ver o histórico de buscas de todos os meses do ano.
Brasileiro busca cada coisa esquisita!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: