Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Dica - Removendo "vírus de script do Orkut"

Saiba como remover facilmente o "vírus de script do Orkut"

A madrugada desta quarta-feira (19) trouxe aos orkuteiros o primeiro grande susto com um vírus ligado ao uso do Orkut.com. Com um código malicioso escrito em javascript, um hacker conseguiu usar uma brecha na segurança do site de relacionamentos e executar comandos nos perfis de muita gente. Foi o primeiro ataque em massa, e até o começo da tarde a comunidade criada para reunir os "infectados" já tinha mais de 300 mil pessoas adicionadas.

Mas, como não instala nenhum programa executável no seu computador, o primeiro vírus do Orkut pode ser facilmente barrado. Siga as dicas deste texto, que apesar de não serem tão simples, não são impossíveis com um pouco de atenção.

Como funciona o vírus do orkut?
O "primeiro vírus do orkut", como está sendo chamado, na verdade não é um vírus no sentido clássico da palavra, pois não instala nada no computador. A dor-de-cabeça é um script, ou seja, um código de comandos que podem ser executados pelo seu navegador. Esse código está mandando mensagens para todo mundo nos perfis infectados, mesmo sem o dono clicar em nada, e ainda adiciona os sortudos em uma comunidade chamada “infectados pelo vírus do orkut”.

Para ser executado, o script precisa que você abra a página de recados de qualquer pessoa que já tenha sido infectada, inclusive a sua mesmo, se alguém da sua lista tiver o problema. Barrar o script malicioso em sua máquina é relativamente simples.

Os passos foram compilados de posts em diversos blogs da internet, e testados pela reportagem. Pelo menos nos micros da Revista Orkut.etc.br, funcionaram.

Como remover o "virus do orkut"

Primeiro, se você usa o Internet Explorer, clique no menu Ferramentas. Se a sua versão é a 7, pressione a tecla Alt para que o menu apareça lá encima. Depois, clique em Opções da Internet e, na janela que se abre, clique na aba Segurança.

Vai aparecer um ícone em vermelho com a opção Sites restritos. Clique nele e em seguida, no botão Sites. Vai abrir uma nova janela com espaço para vc digitar o endereço a bloquear: files.myopera.com. Agora é só clicar em Adicionar.

Com essa operação, você informou ao seu navegador que qualquer script hospedado no site files.myopera.com, onde o hacker colocou o código javascript, não será executado.
Opção do Firefox: mais segurança

Quem já usa firefox, barra o virus apenas instalando a extensão Flashblock (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/433), que bloqueia a execução dos script em aplicações flash.

Se você ainda não tem o Firefox e quer dar uma olhada, visite http://www.celulares.etc.br/navegador-firefox-completo-download-gratis.
Especulações sobre autoria agitam blogosfera

Como o mecanismo do tal "vírus do orkut" é muito simples, rapidamente foram iniciadas as primeiras investigações para apontar o autor da brincadeira de mau gosto... O assunto, além de gerar tráfego, foi o assunto do dia entre os blogueiros de plantão. Para saber mais sobre o bafafá, uma boa dica é começar pelo post do "Pensar Enlouquece"http://www.orkut.etc.br/portal/%3Ca%20href=

Fonte: http://www.orkut.etc.br/portal/como-remover-virus-nos-recados-do-orkut

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: