A madrugada desta quarta-feira (19) trouxe aos orkuteiros o primeiro grande susto com um vírus ligado ao uso do Orkut.com. Com um código malicioso escrito em javascript, um hacker conseguiu usar uma brecha na segurança do site de relacionamentos e executar comandos nos perfis de muita gente. Foi o primeiro ataque em massa, e até o começo da tarde a comunidade criada para reunir os "infectados" já tinha mais de 300 mil pessoas adicionadas.
Mas, como não instala nenhum programa executável no seu computador, o primeiro vírus do Orkut pode ser facilmente barrado. Siga as dicas deste texto, que apesar de não serem tão simples, não são impossíveis com um pouco de atenção.
Como funciona o vírus do orkut?
O "primeiro vírus do orkut", como está sendo chamado, na verdade não é um vírus no sentido clássico da palavra, pois não instala nada no computador. A dor-de-cabeça é um script, ou seja, um código de comandos que podem ser executados pelo seu navegador. Esse código está mandando mensagens para todo mundo nos perfis infectados, mesmo sem o dono clicar em nada, e ainda adiciona os sortudos em uma comunidade chamada “infectados pelo vírus do orkut”.
Para ser executado, o script precisa que você abra a página de recados de qualquer pessoa que já tenha sido infectada, inclusive a sua mesmo, se alguém da sua lista tiver o problema. Barrar o script malicioso em sua máquina é relativamente simples.
Os passos foram compilados de posts em diversos blogs da internet, e testados pela reportagem. Pelo menos nos micros da Revista Orkut.etc.br, funcionaram.
Como remover o "virus do orkut"
Primeiro, se você usa o Internet Explorer, clique no menu Ferramentas. Se a sua versão é a 7, pressione a tecla Alt para que o menu apareça lá encima. Depois, clique em Opções da Internet e, na janela que se abre, clique na aba Segurança.
Vai aparecer um ícone em vermelho com a opção Sites restritos. Clique nele e em seguida, no botão Sites. Vai abrir uma nova janela com espaço para vc digitar o endereço a bloquear: files.myopera.com. Agora é só clicar em Adicionar.
Com essa operação, você informou ao seu navegador que qualquer script hospedado no site files.myopera.com, onde o hacker colocou o código javascript, não será executado.
Opção do Firefox: mais segurança
Quem já usa firefox, barra o virus apenas instalando a extensão Flashblock (https://addons.mozilla.org/en-US/firef
Se você ainda não tem o Firefox e quer dar uma olhada, visite http://www.celulares.etc.br/navegador-f
Especulações sobre autoria agitam blogosfera
Como o mecanismo do tal "vírus do orkut" é muito simples, rapidamente foram iniciadas as primeiras investigações para apontar o autor da brincadeira de mau gosto... O assunto, além de gerar tráfego, foi o assunto do dia entre os blogueiros de plantão. Para saber mais sobre o bafafá, uma boa dica é começar pelo post do "Pensar Enlouquece"http://www.orkut.etc.br/port
Fonte: http://www.orkut.etc.br/portal/como-rem
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são Moderados: