Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, dezembro 12, 2009

Vírus no Linux ?

Dia 8 de Dezembro, foi registrado em alguns sites uma notícia a respeito de um screensaver infectado por um malware, encontrado no maior site de personalização do ambiente gnome, gnome-look. Notícia essa, bem peculiar aos usuários ou conhecedores do linux.

O pacote .deb que prometia instalar o protetor de tela de uma cachoeira, nem ao menos se preocupava em fazê-lo. Ele apenas executava um script com privilégios de Administrador e realizava ataques DDoS.

Descoberto no mesmo dia por um usuário mais atento, ele tratou de postar a solução no mais conhecido fórum ubuntu brasileiro.

Como se não bastasse dia 09 outra praga surgiu no mesmo site, dessa vez como um tema intitulado de ninja. a solução para esse problema é encontrado no mesmo tópico, sugere-se que a pessoa que tenha instalado esses temas ou que suspeite estar infectado que leia o tópico por inteiro.

Isso ressalta um dos grandes dilemas a respeito do mundo linux, muitos usuários desse sistema se gabam por ter o sistema mais protegido do mundo, e realmente o tem. Contudo, isso não significa um sistema livre de falhas. Logo, políticas de segurança como ativação de Firewall, políticas de segurança quanto a senhas (sugere-se uma senha que misture letras em caixa alta e baixa, números e caracteres especiais) e contas, manter o sistema sempre atualizado e o mais conhecido e eficiente bom senso quanto a links.

Fonte: Linha Digital

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: