Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, junho 01, 2007

Coari ganha unidade da farmácia popular do Brasil

Manaus - O Ministério da Saúde inaugurou na tarde desta quinta-feira (24), a primeira unidade do programa Farmácia Popular do Brasil de Coari, no Amazonas. A nova unidade, localizada à Estrada Coari-Mamia, s/nº, bairro Espírito Santo, está preparada para atender aproximadamente 84 mil habitantes do município.
Com a inauguração, o estado do Amazonas passa a ter nove unidades em funcionamento. A meta do Ministério da Saúde é de que duas novas unidades, já habilitadas mas ainda não inauguradas, estejam em pleno funcionamento até o final do ano no estado.
No Brasil, as farmácias populares funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Seguindo o padrão do programa, esses estabelecimentos são equipados com aparelho de televisão e vídeo/DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde.

Todas as unidades têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Acesso

Para ter acesso aos medicamentos, basta o interessado se dirigir à farmácia popular com receita médica ou odontológica. Não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.
As farmácias populares contam com, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a 2 mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. Por meio da Fiocruz, os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% no preço dos produtos e nas despesas dos usuários com aquisição de medicamentos.
Os dez medicamentos mais procurados nas farmácias populares são sinvastatina (redutor de colesterol), omeprazol (contra gastrite), captopril (para hipertensão), atenolol (para hipertensão), enalapril (para hipertensão), ácido acetil-salicílico (analgésico e coadjuvante no tratamento da hipertensão), metformina (contra diabetes), ranitidina (contra gastrite), nifedipina e mononitrato de isossorbida (para o tratamento de doenças cardiovasculares). Há casos em que o medicamento pode ser adquirido nas farmácias populares por um preço seis vezes menor que o praticado pelo mercado.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: