Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, dezembro 27, 2009

Aprenda a identificar um Pendrive Kingston falsificado

A sensação de ser enganado é horrível. Mas quem vai ao Paraguai a fim de comprar uma placa de vídeo, pode terminar não encontrando. Foi o que aconteceu com o Rodrigo Ghedin, do Winajuda. Para não voltar de mãos abanando ele comprou um pendrive, da Kingston, de 8 GB. Preço? R$ 60,00.
Maravilha, não?
Sim, mas até ele tentar transferir 6 GB de dados para o pendrive. O Windows acusa arquivos corrompidos e, após algumas análise, você constata que foi vítima da pirataria.

As evidências são claras, mas apenas perceptíveis quando se olha com atenção, buscando diferenças. Já no pacote dá para encontrá-las. Compare, abaixo, a imagem dos dois pendrives. À esquerda, o original; à direita, o falsificado:

São pequenos detalhes, que passam totalmente batidos por quem não está atento à possibilidade de falsificação. O falso traz muitas inscrições em chinês, e a caixa de plástico é simples, do tipo que abre sem precisar quebrar – o original é embalado a vácuo e só é aberto rasgando o plástico com uma tesoura.
Outro detalhe externo, embora mais difícil de identificar, é que o falsificado é ligeiramente mais leve que o original, e a parte traseira é mais flexível, e não tem a luz que indica a atividade do pendrive. (Original, de 512 MB, à direita; falsificado, de 8 GB, à esquerda):

Mais indícios da pirataria
Pendrives da Kingston saem de fábrica com o nome da empresa. Assim, quando plugados no PC, o nome da partição é KINGSTON, até que o usuário o altere. Na imagem abaixo, não preciso nem dizer qual dos dois é o falso…

A certeza absoluta de que se trata de uma falsificação, aparece no Remover hardware com segurança, do Windows. Ele mostra a unidade do pendrive, e também o modelo do pendrive.
Fique de olho nas falsificações.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: