Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, abril 25, 2010

Curiosidades sobre informática - Parte 2

6. Quem criou o mouse?
1197038886_cd700daf73
O norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, foi quem criou o mouse, em 1968. Mas quando sua invenção começou a se popularizar, sua patente já havia vencido, ou seja, ele acabou não recebendo nada pela sua criação.
O primeiro computador pessoal a utilizá-lo foi o Lisa, modelo desenvolvido pela Apple, em 1983.

Foto: Bamshad






7. Quem criou o teclado?
teclado Na verdade não foi bem uma criação específica para os computadores. É na verdade uma adaptação do teclado das antigas máquinas de escrever, com alguns acréscimos de comandos. A sua disposição, ou seja, o posicionamento das letras, foi criada pelo norte-americano Christopher Latham, em 1870. Essa combinação é chamada "Qwerty", por causa das letras que iniciam o teclado, e a ordem delas foi desenvolvida segundo o idioma inglês, para combinar os pares de letras mais usadas dessa língua.







8. Quem criou a conexão USB
2683644616_b968c9c0e8
O padrão USB (Universal Serial Bus) foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, HP, NEC, Intel e Agere. O intuito era criar uma conexão entre o computador e vários periféricos sem ter a necessidade de desligamento do aparelho. A primeira versão do projeto surgiu em 1994. O padrão atual mais usado, o USB 2.0 foi lançado em 2000.
Foto: Liam Dunn


9. O desenvolvimento da internet
www Em 1969, cientistas norte-americanso desenvolveram uma rede que interligava computadores, cujo nome era ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Originalmente, foi usada para fins militares, devido à guerra fria.
Em 1987, o governo dos EUA acabou liberando o uso comercial da rede, e finalmente, em 1991, nascia a web com o primeiro site hospedado, desenvolvido no laboratório CERN, na Suíça, pelo inglês Tim Berners-Lee, que acabou abrindo mão da patente.
Bom, chega ao fim a série de dois artigos sobre algumas das curiosidades sobre a informática. Espero que tenham gostado do assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: