Segundo Capitania dos Portos, apenas os de Coari e Novo Airão funcionam com plenas condições técnicas e de segurança
Manaus, 22 de Outubro de 2011
O
cais das Torres e o cais do Roadway, terminais fluviais do Porto de
Manaus, não têm segurança para atracação de embarcações. A informação é
do capitão dos portos, Odilon Leite de Andrade. Isso por que os
terminais precisam de manutenções corretivas para operar com segurança,
segundo ele.
“Esses terminais são de
embarcações. Então, estão sujeitos às normas de autoridade marítima.
Portanto, há uma série de serviços emergenciais que necessitam ser
feitos, para que ele entre em um processo de regularização”, disse. Os
serviços emergenciais são em relação aos flutuadores, às vigas que
suportam o peso de toda a estrutura, às amarras, guinchos, sistemas de
ancoragem, que garantem a segurança das cargas e, consequentemente, das
pessoas.
O diretor do Porto de
Manaus, Alessandro Bronze, afirmou, por meio de assessoria, que os dois
terminais têm a segurança atestada por quatro laudos de engenheiros
navais. “Nunca tivemos nenhum acidente nas estruturas flutuantes. O
Porto tem 100 anos e só começou a receber manutenção quando assumimos em
2001. Todos os navios que atracam aqui atestam formalmente a excelência
do serviço prestado”, disse. Bronze também afirmou que as arrendatárias
Estação Hidroviária do Amazonas e a Empresa de Revitalização do Porto
de Manaus investiram R$ 10 milhões somente em manutenção no período
entre os anos 2001 e 2011.
Odilon
Leite reconheceu que alguns portos estão passando por transições, mas
ainda não são suficientes para serem considerados seguros. “Já nos
reunimos com várias instituições e órgãos que têm competências
específicas sobre a colocação dos portos no interior, e, o porto de
Parintins (a 325 quilômetros), por exemplo, está operando com permissão
da autoridade marítima, mas com certas restrições. Ele só pode receber
2,5 mil toneladas de porte bruto, ou seja, o somatório de todas as
embarcações que atracam lá, não pode superar esse valor”, explicou.
Ainda segundo ele, vários portos no Amazonas cumprem as exigências
regulares, mas, para a atracação de navios grandes “ainda necessitam de
uma série de serviços”.
Únicos
Sobre
os portos em municípios do interior, o capitão disse que somente o de
Coari (a 370 quilômetros) e o de Novo Airão (a 115 quilômetros de
Manaus), que é, segundo ele, de responsabilidade do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estão seguros e foram
construídos dentro das orientações e especificações da Marinha.
Fonte: ACrítica
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