Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, outubro 09, 2011

Sucessores repetem os mesmos erros de prefeitos cassados pela Justiça


Três municípios tiveram eleição suplementar para assegurar ingresso de novo prefeito.

Manaus - Quatro dos 12 prefeitos que assumiram a vaga de gestores cassados são acusados das mesmas irregularidades dos antecessores. Suspeitas de crimes e fraudes eleitorais, má gestão do recurso público e contratos fraudulentos estão entre as acusações que envolvem os atuais prefeitos de Juruá, Anamã, Coari e Tefé.

Para o cientista político Renan Freitas Pinto, o fato não é surpresa. “A eleição não isenta nada. Se fosse um sistema totalmente livre de mazelas, poderíamos ter algo novo”, disse ele ao afirmar que o sistema político é “extremamente vulnerável à compra de votos e interesses”

Anamã
Em Anamã, Jecimar Matos (PHS) assumiu a prefeitura no lugar de Raimundo Pinheiro (PCdoB), cassado por compra de votos e ‘caixa 2’ nas eleições de 2008. Jecimar é acusado pela oposição de fraudar a eleição suplementar, em dezembro de 2010 porque saiu candidato majoritário mesmo depois de ter anunciado que seria o vice-prefeito da então candidata Rose Thelly. Para os autores do processo, a substituição indica fraude eleitoral punível com a perda do mandato. A defesa de Jecimar alega que a acusação não tem amparo legal. O processo ainda aguarda o julgamento do juiz Celso Souza de Paula, de Anamã.

Juruá
O atual prefeito de Juruá, Tabira Ferreira (PTB) foi o segundo colocado nas eleições de 2008 e com a cassação de Edézio Ferreira da Silva (PMDB) - afastado por pagar passagem de barco, telhas, remédios, gasolina e ranchos em troca de votos - acabou assumindo a Prefeitura. Em uma ação do Ministério Público Eleitoral, ele está sendo investigado pela Polícia Federal por suposta compra de voto. O relator é o juiz Mário Augusto da Costa.

Coari
O prefeito de Coari, Arnaldo Mitouso (PMN), enfrenta o bloqueio das contas do município que administra. Na mais recente intervenção da Justiça nos cofres de Coari, o desembargador Aristóteles Thury determinou, em caráter liminar, o imediato bloqueio de contas. Mitouso ainda não conseguiu reverter a situação. O prefeito 
foi eleito numa eleição suplementar em setembro de 2009, ano em que o ex-prefeito Rodrigo Alves (PP) foi cassado por abuso de poder econômico.

Tefé
Em setembro, o DIÁRIO revelou que o prefeito de Tefé, Jucimar Veloso, o ‘Papi’ (PMDB), contratou R$ 6 mi em serviços sem licitação, baseando-se em uma declaração de situação de emergência considerada irregular pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Três das empresas que receberam dinheiro de Tefé são de ‘fachada’. Duas delas pertencem à mesma pessoa. Nos endereços, há apenas casas comuns, localizadas em Iranduba e Rio Preto da Eva. A Procuradoria da Prefeitura de Tefé disse que o município “fez tudo dentro da normalidade administrativa”. 

‘Papi’ chegou à Prefeitura de Tefé após a realização de novas eleições, em janeiro desse ano. O antecessor, Sidônio Gonçalves, foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi multado em mais de R$ 340 mil pela Corte de Contas por má aplicação de verbas. 


Fonte: www.d24am.com

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: