Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, fevereiro 25, 2007

Detran faz licenciamento eletrônico


VIA INTERNET

O licenciamento de veículos em Manaus agora pode ser feito pela internet, inclusive com o pagamento das taxas e multas. O novo sistema começa a funcionar nesta segunda-feira.



Fazer o licenciamento de um veículo agora não é mais problema. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM) lança, nesta segunda-feira, o sistema de licenciamento eletrônico.

A partir de agora, o usuário que for fazer o licenciamento anual vai poder emitir o boleto pela internet e pagar em qualquer agência do Bradesco, em caixas eletrônicos do banco ou nos Serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Quem for correntista do Bradesco poderá efetuar pagamento on-line, sem precisar sair de casa.

A diretora presidente do Detran/AM, Mônica Melo, diz que o novo sistema elimina, para o usuário, ao menos duas etapas do processo que eram realizadas no órgão e para as quais enfrentava fila: o atendimento no guichê e no banco.

"O usuário vai precisar vir ao Detran apenas para pegar o documento de renovação da licença", destaca Mônica Melo, acrescentando que o documento estará disponível 24 horas após o pagamento.

O acesso ao serviço será via site do Detran (www.detran.am.gov.br). O sistema auto-aplicativo foi preparado pela Empresa de Processamentos de Dados do Amazonas (Prodam). Ao entrar no site, o proprietário do veículo vai buscar o link para licenciamento, verificar o valor das taxas e proceder a quitação.

De acordo com Mônica Melo, este é mais um dos serviços inclusos no projeto que visa a desburocratização e otimização do atendimento ao público. "Hoje, boa parte dos serviços já é oferecida via internet e outros foram descentralizados, podendo ser feitos nos PACs", observa.

No caso do licenciamento eletrônico, o fato de o proprietário não precisar ir ao órgão vai reduzir o número de pessoas para atendimento. O licenciamento de veículos é um dos serviços mais procurados no Detran/AM. Mensalmente, cerca de 3,2 mil carros novos são licenciados.

"Nossa frota praticamente dobrou de 2003 para cá, o que significa que, a cada ano, são mais pessoas buscando o serviço de renovação do licenciamento, que inclui pagamento de IPVA e as demais taxas", explica Mônica Melo.

O licenciamento eletrônico vai permitir a otimização de pessoal do Detran/AM. Com a redução da demanda, funcionários serão remanejados para reforçar outras áreas ou para serviços novos que vão surgindo no órgão. Dentre eles, o curso de reciclagem para condutores infratores e os de renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Como funciona
O acesso ao sistema é via site do Detran/AM (www.detran.am.gov.br). O usuário clica no link "Licenciamento" e faz a opção entre multa ou licenciamento. Em seguida, informa os dados do Renavan do veículo e do CPF ou CNPJ; depois, clica em "solicitar" e vai aparecer na tela todas as informações sobre a situação do veículo, incluindo os valores de taxas, multas, seguro obrigatório e IPVA.

Se for correntista do Bradesco, o pagamento poderá ser feito no próprio sistema on-line. Se não for, o usuário imprime o boleto e paga na agência mais próxima. No mesmo sistema, o usuário também vai poder ver o detalhamento das multas, como horário e local.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: