Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, junho 20, 2012

Ex-prefeito de Coari não comparece para depor na Justiça Federal, no AM

Adail Pinheiro é acusado de formação de quadrilha, peculato, entre outros.Dos sete réus que deveriam depor nesta quarta, apenas quatro falaram.

Marina Souza Do G1 AM
Comente agora

O ex-prefeito do município de Coari, Adail Pinheiro, não foi à Justiça Federal nesta quarta-feira (20).

Ele deveria depor em Manaus sobre a Operação Vorax.
Dos sete réus que deveriam depor nesta quarta-feira, apenas quatro falaram. Um preferiu ficar em silêncio e os outros dois, incluindo Adail Pinheiro, não compareceram.
De acordo com o juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas, o acusado tem direito ao silêncio. "Este direito inclui, no meu modo de ver, o direito de chegar aqui e dizer que não quer depôr e quer se retirar. Este direito que foi assegurado a estes acusados. Isto não altera em nada o curso do processo", disse.
As audiências de instrução e o julgamento do caso continuam na quinta-feira (21). Ainda não há previsão de quando sairá a sentença final.
O processo conta com 28 acusados por crimes como formação de quadrilha e bando, fraude em licitações, falsificação de documentos, peculato, entre outros.
 
Operação Vorax
A Operação Vorax da Polícia Federal (PF) foi deflagrada em maio de 2008 e cumpriu mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no Amazonas e pelo TRF da 1ª Região.
As investigações começaram em 2004, a partir de uma representação encaminhada pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) à Polícia Federal, com relatos de irregularidades na execução de convênio firmado entre a Prefeitura de Coari e a União, através do Ministério do Meio Ambiente, para a construção de um aterro sanitário no município. A ação penal tramita na 2ª Vara Federal no Amazonas.
Segundo o MPF/AM, foram desviados recursos públicos provenientes de convênios federais e de royalties pagos pela Petrobras pela exploração de petróleo e gás natural em Coari.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: